Economista português vai liderar nova agência de rating

Nova entidade deverá ser lançada em Janeiro.

Foto
A abertura da bolsa lisboeta acompanhou a maioria dos mercados europeus Rafael Marchante/Reuters

O economista José Poças Esteves vai ser o presidente executivo da nova agência de notação financeira ARC Ratings, confirmou o próprio à agência Lusa nesta terça-feira.

“Confirmo que a empresa vai constituir-se e confirmo que eu vou ser o CEO [presidente executivo] dessa nova agência”, disse José Poças Esteves, afirmando ser “prematuro” avançar mais pormenores.

José Poças Esteves é presidente da consultora Saer (Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco) e presidente da Companhia Portuguesa de Rating (CPR).

A ARC Ratings resulta de uma parceria entre a CPR e agências de cinco países: a CARE Rating (Índia), a GCR (África do Sul), a MARC (Malásia) e a SR Rating (Brasil).

Segundo o Diário Económico, a nova agência será oficialmente lançada em Londres em Janeiro de 2014, estando, para já, registada na European Securities and Markets Authority, a autoridade responsável pela regulação dos mercados financeiros na Europa.

O mercado de rating mundial é controlado pelas três maiores agências de notação norte-americanas, a Standard & Poor's, a Moody’s e a Fitch.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar