Economia francesa cresceu 0,3% em 2013

Dados do PIB superaram as estimativas iniciais do instituto de estatísticas de França e do governo de Hollande.

Foto
Consumo das famílias cresceu 0,5% no final do ano FRED DUFOU/AFP

O Produto Interno Bruto (PIB) francês cresceu 0,3% em 2013, superando as estimativas do governo e do instituto nacional de estatísticas de França, o Insee. Em Dezembro, as previsões de crescimento da segunda maior economia da zona euro feitas pelo Insee eram de 0,2%. Já o governo de François Hollande indicava um aumento de 0,1%.

Reagindo aos indicadores, divulgados nesta sexta-feira, o ministro da Economia, Pierre Moscovici, defendeu que, apesar de positivo, o PIB deve “ir mais longe” para “fazer recuar o desemprego”.

“Não estou satisfeito e digo que é preciso fazer mais. É preciso ir mais longe para criar emprego e fazer recuar o desemprego”, disse ao canal France 2, e citado pela Reuters. De acordo com os últimos dados do Eurostat, a taxa de desemprego em França é de 10,8%. 

Já o Insee sublinhou que há uma conjugação de três factores que explicam este crescimento da economia: “O investimento em alta depois de dois anos de queda, o consumo robusto no final do ano e as exportações que recuperaram no quarto trimestre”.

O consumo das famílias cresceu 0,5% no final do ano, depois de um aumento de 0,1% no terceiro trimestre. As exportações recuperaram, passando de uma queda de 1,6% para um aumento de 1,2%. O comércio internacional contribuiu de forma positiva para o crescimento do PIB.

 

Sugerir correcção
Comentar