Economia dos países da OCDE abranda no segundo trimestre

Crescimento foi de 0,3%, o que representa um abrandamento face aos 0,4% registados no trimestre anterior.

Foto
Angel Gurría dirige a OCDE AFP PHOTO / ERIC PIERMONT

O Produto Interno Bruto (PIB) nos países da OCDE aumentou 0,3% no segundo trimestre de 2016, abrandando face aos 0,4% registados no trimestre anterior, segundo as estimativas provisórias divulgadas nesta quinta-feira.

Em comunicado, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aponta um abrandamento do crescimento em grande parte das maiores economias do mundo, à excepção do Reino Unido (pré-'Brexit') e dos EUA, cujos PIB aceleraram para 0,6% e 0,3%, respectivamente, face aos 0,4% e 0,2% do primeiro trimestre.

O crescimento económico permaneceu "volátil" no Japão, tendo mesmo estagnado no período de Abril a Junho, após o aumento de 0,5% no trimestre anterior.

Em "forte desaceleração" estiveram também as economias francesa (0,0% no segundo trimestre, o que compara com 0,7% no primeiro trimestre), alemã e italiana (0,4% e 0,0%, respectivamente, face a 0,7% e 0,3% no trimestre anterior), o que penalizou a evolução do PIB da zona euro (0,3%, face a 0,6% no primeiro trimestre).

No conjunto da União Europeia, o crescimento abrandou de forma menos intensa, situando-se nos 0,4% (0,5% no trimestre anterior).

Em termos anuais, o crescimento do PIB na OCDE caiu para 1,6%, recuando pelo quarto trimestre consecutivo para o nível mais baixo desde o terceiro trimestre de 2013, tendo o Reino Unido registado o maior crescimento dos países do G7 (2,2%), enquanto o Japão protagonizou a evolução mais fraca (0,6%).

Nos EUA, a taxa de crescimento anual foi a mais baixa dos últimos três anos, situando-se nos 1,2%.

Sugerir correcção
Comentar