Economia da zona euro caiu 0,3% no final do ano

Foto
Foto: Nélson Garrido

O PIB da zona euro recuou 0,3% no quarto trimestre de 2011 face aos três meses anteriores, quando tinha subido 0,1%, o que resulta num crescimento de 1,5% no conjunto do ano.

No conjunto da UE houve também um recuo de 0,3% entre Outubro e Dezembro, após uma subida de 0,3% no terceiro trimestre, mas a variação homóloga (comparação com o mesmo trimestre do ano anterior) é de 0,9% – na zona euro é de apenas 0,7%.

Estes valores assinalam o primeiro recuo do PIB da zona euro em mais de dois anos e são consistente com uma possível recessão este ano, que tem sido prevista por vários analistas. Por se tratar ainda de uma estimativa rápida do serviço europeu de estatística, não foi avançada para já mais informação.

Vários países europeu estão em recessão, incluindo a Itália, que é a terceira maior economia da zona euro, Portugal e a Grécia, no meio de uma violenta austeridade. Mesmo a pujante economia alemã sofreu uma contracção de 0,2% do PIB no último trimestre, apesar de registar uma crescimento de 3% em 2011.

A evolução do PIB europeu no final do ano passado é bastante mais pior do que a dos EUA, onde houve um crescimento em cadeia de 0,7% no quarto trimestre e uma subida homóloga de 1,6%.

Sugerir correcção
Comentar