easyJet vai investir 74 milhões de euros no Porto e criar 80 postos de trabalho

Base operacional no Aeroporto Sá Carneiro estará a funcionar na próxima Primavera.

Foto
EasyJet cancelou 17 voos devido à greve dos trabalhadores da NAV Pedro Maia/Arquivo

A easyJet, rede europeia de transporte aéreo, anunciou esta terça-feira a criação de uma base no Porto, a partir da Primavera do próximo ano, que representa um investimento de 74 milhões de euros e a criação de 80 postos de trabalho.

O investimento vai permitir estacionar dois aviões A 320 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e reforçar as ligações do Porto à Europa, numa altura de forte aumento do fluxo turístico na região Norte.

A criação da base operacional no Porto, que se vem juntar á existente em Lisboa, foi saudada pelo ministro da Economia, Pires de Lima, presente na cerimónia, e que anunciou um apoio, através do Turismo de Portugal, de  900 mil euros ao projecto. O apoio, esclareceu o governante, será realizado em acções promocionais das rotas a operar a partir do Porto.

Uma das curiosidades do investimento anunciado esta terça-feira era a de se saber que novas rotas poderem ser criadas com a base operacional  no Porto, mas a resposta ficou adiada. A companhia britânica nada revelou sobre essa matéria, remetendo essa divulgação para o final de Setembro ou princípio de Outubro, altura em que será anunciada a oferta global para a Primavera de 2015.

Apesar de não excluir totalmente essa possibilidade, Javier Gandara, director geral da easyJet para Portugal, adiantou que a criação de uma rota doméstica Porto-Lisboa ”não é uma prioridade”.

A prioridade passa pela ligações do Porto à Europa, na oferta turística, mas também no segmento de negócios, que representam 20% dos passageiros transportados a partir do Porto, em linha com a média companhia. A fidelização deste segmento de mercado é uma aposta da easyJet e a base operacional é uma oportunidade nesse sentido, nomedamente através da afinação dos horários, explicou Javier Gandara.

A partir do Porto, onde opera desde 2007, a companhia britânica transportou, no ano passado, 800 mil passageiros, escusando-se a avançar com previsões de crescimento com o investimento agora anunciado, que representa a segunda base em Portugal, depois da de Lisboa.no total do país, onde está a operar desde 1999, a empresa que opera no segmento low-cost, transportou quatro milhões de passageriros em 2014.

Mais turistas em Maio

Para o presidente da Câmara do porto, Rui Moreira, o investimento da easyJet é um reflexo da “fortíssima da marca Porto”, que ganhou a prémio de melhor destino Europeu não porque se trate de um destino que está na moda, afirmação com que diz não simpatizar, mas porque se trata de “um destino estruturado e consolidado”.

“Todos os que investiram muito milhões de euros no Porto não podem estar errados, não pode ser apenas por moda”, defendeu o autarca, que se congratulou com a conjugação de esforços, privados e públicos, centrais e locais para a concretização do investimento.

O ministro da Economia enalteceu o investimento, considerando que vem reforçar, juntamente com outros investimentos governamentais, designadamente do conjunto de investimento a no Plano estratégico, a concretização da ambição do Porto de ser a capital não só do Norte, mas também do nordeste peninsular.

Pires de Lima destacou a importância do turismo para “o momento de viragem económica “ que o país está “a começar a viver” e divulgou vários indicadores relativos a Maio, que mostram um crescimento face aos primeiros quatro meses do ano. Entre eles, um crescimento de 12% nas dormidas, de 14,5% nos hospedes, de 18,9 nos proveitos totais e de 19,7 por aposento..

“O turismo está em aceleração”, afirmou o governante, “e o crescimento do Norte está ligeiramente acima da média nacional”.
 

   





Sugerir correcção
Comentar