E ao quinto dia o BCP continua a afundar para mínimos históricos

Anúncio do aumento de capital com troca de acções continua a fazer estragos na cotação bolsista do banco liderado por Nuno Amado.

Foto
Fábio Augusto

Pela quinta sessão consecutiva em queda, as acções do BCP voltaram esta quinta-feira a bater mínimos históricos, nos 79 cêntimos, pouco depois da abertura da negociação.

Depois de ter encerrado na quarta-feira nos 84,54 cêntimos e a perder 8,42%, o banco liderado por Nuno Amado bateu esta manhã novo recorde, chegando aos 79 cêntimos apenas nove minutos depois de arrancarem as negociações na Euronext Lisboa. Pelas 10h30, o BCP negociava nos 80 cêntimos, o que representa uma perda de 5,25%.

O BCP está a ser fortemente penalizado pelo anúncio de aumento de capital de cerca de 1,3 mil milhões de euros decidido pelo Conselho de Administração na passada segunda-feira. A operação implica a injecção de capital dos chineses da Fosun entre 400 e 531 milhões de euros. Mas também significa a distribuição de direitos pelos accionistas de poderem comprar um máximo de 15 novas acções por cada uma que detenham, e a um preço unitário de 9,4 cêntimos, o que representa um forte desconto (cerca de 90%) face à cotação da passada sexta-feira.

No período de menos de um ano as acções do BCP caíram de 3,48 euros, em meados de Março de 2016, para pouco mais de um quarto desse valor.

Sugerir correcção
Comentar