Duarte Lima fica detido e será ouvido na sexta

Foto
Duarte Lima, à saída de casa, que foi sujeita a uma busca Foto: Daniel Rocha

O advogado e antigo deputado Duarte Lima, detido nesta quinta-feira de manhã por envolvimento no chamado "caso BPN", já saiu de sua casa, que esteve a ser alvo de uma busca em que participam magistrados do Ministério Público e o juiz de instrução, Carlos Alexandre. Como o escritório de Duarte Lima funciona na sua residência, esteve ali também presente um representante da Ordem dos Advogados. O filho de Duarte Lima foi igualmente detido.

No final desta dilligência, que teve como objectivo recolher todos os documentos ou objectos com relevância para o processo, Duarte Lima foi conduzido para o estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, onde deu entrada às 15h40.

O procurador Rosário Teixeira, que também esteve na residência de Duarte Lima, confirmou que o advogado ficará detido, sendo presente sexta-feira no Tribunal Central de Investigação Central.

O antigo deputado do PSD já tinha sido constituído arguido neste inquérito.

O filho de Duarte Lima também está detido no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa. É suspeito de ter praticado os mesmos crimes de que o seu pai é suspeito.

A ordem de detenção de Duarte Lima e do seu filho partiu do procurador Rosário Teixeira, do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), responsável pela investigação de uma dezena de processos relacionados com o BPN, um dos quais já se encontra em julgamento.

O ex-deputado é suspeito de ter usufruído de vários créditos no valor de seis milhões de euros, obtidos com garantias bancárias de baixo valor. Um dos créditos foi registado em documentos oficiais do BPN como sendo de cobrança duvidosa. Duarte Lima era cliente daquele banco e o seu nome consta de um relatório de auditoria da Deloitte, como cliente do BPN, com um financiamento de cerca de cinco milhões de euros, que foi concedido sem que o banco tenha respeitado os procedimentos normais.

No início deste mês, o Correio da Manhã avançou que o BPN penhorou bens de Duarte Lima no valor de 5,8 milhões de euros, no âmbito de um crédito bancário no BPN. A sua relação com o banco de Oliveira Costa, há cerca de uma década, ter-lhe-à permitido obter um crédito de quase sete milhões de euros sem garantias. Mas em 2009, já depois de nacionalizado, o banco exigiu renegociar o contrato para obter uma caução. Segundo o mesmo jornal, Duarte Lima assinou os documentos de penhora mas continuou na posse dos bens.

Já por mais de uma vez a instituição bancária tentou cativar os valores mas sem sucesso.

Sugerir correcção
Comentar