Douro Azul recebe mais de 2000 candidaturas para 222 vagas em apenas dois dias

Apesar de a empresa ter divulgado quais as funções e as características dos candidatos, o certo é que está a receber muitas propostas de quem não se enquadra nos perfis.

Foto
O navio Spirit of Chartwell é um dos que necessitam de tripulação Adelaide Carneiro

A Douro Azul já recebeu mais de 2000 candidaturas para as 222 vagas de trabalho anunciadas, nomeadamente para integrar os novos navios-hotel e o Spirit of Chartwell, utilizado pela Rainha Isabel II para comemorar o seu jubileu no Tamisa.

O presidente da empresa turística Douro Azul, Mário Ferreira, afirmou à Lusa que "em apenas dois dias" já recebeu mais de 2000 candidaturas, tendo os anúncios colocados na quinta-feira no site da empresa e no Facebook já sido visionados por mais de 10.000 pessoas.

O responsável explicou à Lusa que "o recrutamento tem sido complicado" porque, apesar de a empresa ter divulgado quais as funções e as características desejáveis para ocupar as vagas, a verdade é que os candidatos muitas vezes enviam o currículo mesmo quando não reúnem essas condições. "Por exemplo, temos 20 vagas para motorista de autocarros turísticos, mas há pessoas com carta de ligeiros a candidatarem-se, quando neste caso é necessário ter carta de pesados", contou.

Por outro lado, acrescentou, se houver alguém que fale alemão, não tenha trabalhado na área da náutica, mas já tenha trabalhado com o público, a Douro Azul admite contratar essa pessoa e dar-lhe formação. A idade também não é um problema, sublinhou Mário Ferreira, afirmando que um dos seus funcionários que está a aprender inglês tem 71 anos.

A Douro Azul anunciou na quinta-feira a abertura de 222 vagas de trabalho, em diversas áreas, desde a hotelaria à náutica, passando pela manutenção, procurando candidatos com conhecimentos da língua inglesa.

Para a área de hotelaria, a empresa procura “directores de navio-hotel, assistentes de bordo, recepcionistas, chefes de cozinha, cozinheiros de primeira, empregados de mesa, barmen, ajudantes de cozinha, empregados de quarto, copeiros, terapeutas de spa". Além disso, tem também vagas de funções como mestres de tráfego, maquinistas e marinheiros dentro da área náutica, precisa de carpinteiros e electricistas, na área da manutenção, e de motoristas de pesados de passageiros, no campo do transporte terrestre.

A Douro Azul vai inaugurar dois novos navios-hotel em Março e um mês depois começa a operar o Spirit of Chartwell, que foi utilizado pela Rainha Isabel II para comemorar o Jubileu no Tamisa, e foi comprado pela Douro Azul aos ingleses.

Os candidatos deverão ter “total disponibilidade para ausências prolongadas” e devem falar inglês, preferencialmente também alemão, ou francês e ter experiência em cruzeiros turísticos ou hotelaria.

160 milhões de pré-venda de navios

O presidente da Douro Azul, Mário Ferreira, disse ainda que a empresa turística já tem garantidos com operadores internacionais 160 milhões de euros em pré-venda da sua frota de navios, alguns deles até 2020.

Nestes navios, o empresário inclui os seis novos navios já em construção – quatro navios-hotel e dois barcos rabelos – que representam um investimento de 52 milhões de euros, comparticipado pelo Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN).

"Os nossos navios já estão totalmente vendidos através de contratos de 160 milhões de euros de pré-venda com operadores internacionais. Alguns deles já estão pré-vendidos até 2020", disse Mário Ferreira.

De acordo com o responsável, a Douro Azul é uma empresa fortemente exportadora, com 95% da facturação a resultar dos mercados internacionais, sendo os três principais os Estados Unidos, a Alemanha e a Inglaterra, "praticamente em proporções iguais", seguindo-se a Suíça, Áustria, Holanda e a Bélgica.

Dos quatro navios-hotel em construção nos estaleiros da Navalria, detidos pelo grupo Martifer, dois serão inaugurados em Março deste ano e os restantes em Março de 2014. Os dois barcos rabelos estão a ser construídos num estaleiro em Viana e começarão a operar este ano, transportando cada um 140 passageiros ao longo da Ponte do Porto.

Com estes investimentos, Mário Ferreira adianta que a Douro Azul ficará este ano com 800 camas e atingirá as 1000 no próximo ano.

A Douro Azul terá fechado 2012 com 16,5 milhões de euros de facturação e 3,4 milhões de euros de EBITDA (lucros brutos), valores que prevê aumentarem este ano para 25 milhões de euros e 8,2 milhões de euros respectivamente e que "têm já um grande rigor", tendo em conta a pré-venda já contratualizada, explicou o presidente da empresa.

A Douro Azul também tem autocarros de luxo para acompanhar os clientes ao longo do percurso, tendo recebido este ano seis e receberá mais seis no próximo, aumentando a frota para 25 autocarros e mais dez descapotáveis.

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar