Dormidas nos hotéis aumentam 6,5% graças aos turistas estrangeiros

Em Fevereiro, hotelaria alojou 775,9 mil hóspedes, que originaram dois milhões de dormidas.

Foto
Em Lisboa o aumento dos proveitos totais não acompanhou a evolução das dormidas Bruno Almeida

As dormidas e o número de hóspedes nos hotéis nacionais continuaram a crescer em Fevereiro, em comparação com o mesmo mês de 2013, graças aos turistas estrangeiros. Os dados da actividade turística divulgados, nesta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que os estabelecimentos registaram dois milhões de dormidas, uma subida de 6,5% face ao ano passado. No total foram alojados 775,9 mil hóspedes, um crescimento homólogo de 7,2%.

As dormidas referem-se à permanência de um hóspede numa unidade de alojamento por um período entre as 12 horas de um dia e as 12 horas do dia seguinte.

Em comparação com o mês de Janeiro, o aumento não foi tão expressivo (houve mais 10,9% de hóspedes e 10,1% de dormidas), situação que é explicada pelo Carnaval. Em 2013 festejou-se em Fevereiro, enquanto este ano ocorreu em Março.

As dormidas de turistas estrangeiros cresceram 8,4% no mês em análise (1,4 milhões), o que contribuiu para o desempenho da hotelaria nacional. Quanto aos portugueses, apenas se registou um crescimento de 1,9%, muito abaixo do que aconteceu em Janeiro. As dormidas de residentes fixaram-se em 601,4 mil.

Em termos de tipologia, os hotéis-apartamentos conseguiram conquistar maiores subidas, sobretudo os de cinco estrelas. Seguiram-se as pousadas, com aumentos de 8,2% nas dormidas.

Os turistas espanhóis, franceses, norte-americanos e ingleses reforçaram as visitas a Portugal. Pelo contrário, os brasileiros e irlandeses dormiram menos nos hotéis (-19,1% e -12%, respectivamente), “em contraste com o mês anterior”, sublinha o INE. Em Janeiro, estes visitantes tinham crescido 19,8% (Brasil) e 28,1% (Irlanda).

Quanto aos proveitos totais, totalizaram 88,3 milhões de euros, um aumento de 7,3%. A região da Madeira destacou-se com os maiores aumentos, seguida do Algarve. Em Lisboa, a subida dos proveitos totais (+4%) não acompanhou a evolução das dormidas (+8,4%).

Numa nota enviada aos jornalistas, o Ministério da Economia sublinha que "o ano passado (um ano de recordes), começou "de forma menos positiva do que o ano de 2014 está a começar". E, por esta altura, "o turismo em Portugal tinha crescido 0,8%", enquanto este ano subiu 6,5%. "O ano passado, por esta altura, o turismo interno estava em franca queda. Este ano, já cresce substancialmente", salienta o ministério.

Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, reconhece que os dados ainda não são "suficientes para que muitas das empresas do setor do turismo recuperem os investimentos feitos no passado ou da difícil situação que atravessaram nos últimos anos". Contudo, considera que "são um bom indicador e trazem perspetivas positivas". À Lusa, afirmou que é preciso continuar a crescer. "É por isso positivo que o RevPar (rendimento por quarto disponível) continue a crescer, e a crescer acima do crescimento da taxa de ocupação", sustenta.

Sugerir correcção
Comentar