Dona do BES desmente estar a ser investigada no Luxemburgo

A exposição da ESFG à Rioforte e à ESI era de 2,35 mil milhões de euros a 30 de Junho.

Foto
Maior accionista do BES veio desmentir estar sob investigação no Luxemburgo

O Espírito Santo Financial Group (ESFG), que domina 25,1% do BES, veio esclarecer, através de comunicado divulgado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que não está a ser investigado pelas autoridades do Luxemburgo.

 A holding financeira da família Espírito Santo, que possui sede no Luxemburgo, declara que recebeu uma comunicação das autoridades do Luxemburgo a confirmar que "nunca esteve sob investigação do procurador público [entidade policial]" .  

No mesmo comunicado, em que esclarece que é auditada pela KPMG, o ESFG revela a dimensão da sua exposição às empresas do grupo, nomeadamente à Rioforte e à Espírito Santo Internacional (ESI). A 30 de Junho de 2014 a exposição da ESFG à Rioforte e à ESI era de 2,35 mil milhões de euros. No final de 2013, este valor era de 1,37 mil milhões. Este aumento da exposição, diz o comunicado, deve-se ao apoio dado para reembolsar os clientes (retalhistas) que tinham adquirido papel comercial das subsidiárias.

No mês passado o Grupo Espírito Santo (GES) foi pedir um financiamento de 2,5 mil milhões, através da CGD e do BCP, mas que o Governo chumbou-o. 


Sugerir correcção
Comentar