Dona da EDP adquire concessão de duas centrais hidroeléctricas no Brasil

China Three Gorges fica com a exploração durante 30 anos das duas maiores centrais que foram a leilão.

Foto
O negócio prevê o pagamento de 3,4 mil milhões de euros ao Estado brasileiro. AFP PHOTO / FILES

A China Three Gorges (CTG), maior accionista da EDP (Energias de Portugal), arrematou na quarta-feira em leilão os direitos para operar duas importantes centrais hidroeléctricas no Brasil, anunciou a Agência Nacional de Energia Eléctrica brasileira.

O negócio prevê o pagamento de 13,8 mil milhões de reais (3,4 mil milhões de euros) ao Estado brasileiro pelos direitos de concessão por 30 anos das centrais da Ilha Solteira e da Jupia.

Localizadas nos estados São Paulo e Mato Grosso do Sul, respectivamente, aquelas instalações são as duas maiores entre as 29 centrais hidroeléctricas cujos direitos de operação foram leiloados na quarta-feira, num negócio que rendeu 4,2 mil milhões de euros ao Brasil.

A CTG deverá pagar 65% do investimento antes do final deste ano, num período em que o governo brasileiro se esforça por reduzir a dívida pública.

Em 2012, na sequência de um concurso internacional, a CTG pagou ao Estado português 2,7 mil milhões de euros por uma participação de 21,35% no capital da EDP, num dos maiores investimentos chineses na Europa.

Sugerir correcção
Comentar