Dois executivos da ChinaThree Gorges afastados depois de investigação

Chairman e director-geral da empresa chinesa, maior accionista da EDP, relacionados com favorecimento na adjudicação de contratos.

Foto
Cao Guangjing deixa o lugar de chairman debaixo de polémica Nuno Ferreira Santos

Dois executivos de topo da China Three Gorges, que controla a EDP, foram afastados da empresa depois de uma investigação do Partido Comunista Chinês.

A saída de Cao Guangjing do cargo de chairman já tinha sido anunciada terça-feira. O gestor, que esteve em Portugal para anunciar a participação accionista na EDP, foi nomeado vice-governador da província de Hubei. Hoje soube-se que o director-geral, Chen Fei, também foi afastado.

Sem adiantar detalhes, a empresa anunciou nesta quarta-feira que o cargo de chairman será ocupado por Lu Chun. O director-geral passará a ser Wang Lin, avançou Wang Jingqing, responsável do departamento de organização do partido comunista, de acordo com a Reuters.

A China Three Gorges não acusou os dois executivos de terem cometido qualquer crime. Contudo, a agência Bloomberg refere que a saída dos gestores acontece depois de uma investigação governamental que detectou favorecimentos na adjudicação de contratos de construção.

Ao que tudo indica, alguns gestores da empresa compraram apartamentos e automóveis de valores acima do que é autorizado pela empresa. Em causa também está o envolvimento de amigos e familiares em projectos.

Sugerir correcção
Comentar