Dívida Pública chegou aos 120,5 % do PIB

A dívida pública atingiu novo máximo histórico em Setembro, revelam dados do Banco de Portugal

Foto
Vítor Gaspar já tinha admitido derrapagem Enric Vives-Rubio

A dívida pública de Portugal chegou aos 120,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em Setembro, revelam dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP)

Este valor é um máximo histórico e confirma a tendência de rápida subida da dívida portuguesa. Em Junho, a dívida estava nos 117,6% do PIB.

A crise financeira acelerou muito rapidamente o ritmo de crescimento da dívida das administrações públicas. No final de 2008, a dívida estava ainda nos 71,7% do PIB.

Estes números referem-se todos à dívida na óptica de Maastricht -- a utilizada nos cálculos da União Europeia e da ‘troika’.

Os números mais recentes do Boletim Estatístico do BdP mostram que a dívida directa do Estado, numa definição mais alargada, atingia os 140,7% do PIB em Setembro. A grande maioria deste valor (132,6% do PIB) referia-se a dívida da administração central.

O endividamento total da economia portuguesa (sectores público e privado, excluindo a banca) continua também a aumentar em proporção do PIB, tendo atingido os 437% do produto em Setembro deste ano.

O Governo e a ‘troika’ prevêem que este ano a dívida pública (na definição de Maastricht) atinja os 119,1% do PIB, passando para 123,6% em 2013.

Sugerir correcção
Comentar