Fornecedor dos postos Galp em Espanha adquirido por chineses

Chinesa Bright Foods compra maior distribuidora alimentar espanhola, responsável pelo abastecimento alimentar das lojas Galp.

Foto
Galp tem cerca de 560 postos de combustível em Espanha Foto: Adriano Miranda

A segunda maior empresa chinesa de distribuição alimentar está em negociações avançadas para a compra do maior grupo espanhol de distribuição retalhista e por grosso de produtos alimentares.

A notícia de um pré-acordo entre Bright Foods e o Grupo Miquel foi avançada pelo espanhol Expansión no início do mês. O objectivo do negócio passa pela aquisição de 100% do capital do grupo ou por uma posição maioritária, mas não foram ainda adiantados valores.

O grupo detido na totalidade pela família Miquel e sedeado na Catalunha, em Girona, teve uma facturação de 897 milhões de euros em 2014, com a previsão de passar os mil milhões em 2015, o que faz dele o maior grupo do sector em Espanha.

É também responsável pelas cadeias de supermercados Suma e Spar (esta em regime de franchising), esta última com a particularidade de estar presente nas estações de serviço da Galp em Espanha. A gasolineira portuguesa e a Spar firmaram um acordo em 2013 que previa que a instalação de lojas de conveniência nos cerca de 560 postos de abastecimento que a Galp detém em Espanha.

O Grupo Miquel completa nove décadas este ano e é presidido por Ramon Miquel. Apesar de vender o negócio de distribuição, o grupo informou, em comunicado citado pelo Expansión, que iria manter os activos imobiliários. A propriedade das plataformas logísticas e dos estabelecimentos de distribuição grossista continuará assim nas mãos da família Miquel, que os passará a arrendar à companhia chinesa.

Também de acordo com as informações recolhidas pelo jornal espanhol, a Bright Foods “manifestou o seu interesse em manter as linhas estratégicas ” do negócio estabelecidas pela actual equipa da distribuidora espanhola, o que inclui a manutenção dos postos de trabalho.

Com esta operação, a estratégia do grupo asiático é facilitar a venda de produtos espanhóis na China, bem como auxiliar a introdução de produtos chineses nos mercados espanhol e europeu. Para tal, a Brights Foods tinha já firmado, em 2014, um acordo que promove as relações comerciais entre China e Espanha, com a Fundação Juan Antonio Samaranch.

Com sede em Xangai, a Bright Foods é a segunda maior empresa chinesa de distribuição alimentar, contando com uma rede de quatro mil estabelecimentos naquele país e uma facturação anual de 18 mil milhões de euros. A compra do Grupo Miquel, com 63 centros de distribuição e 500 supermercados Spar e Suma, constitui a primeira grande operação do gigante asiático em Espanha.

Já em 2012, este conglomerado industrial chinês de empresas de alimentação e distribuição havia adquirido 60% do capital da britânica Weetabix e 70% da Diva, uma distribuidora francesa de vinho. Nos últimos dois anos, a companhia adquiriu também empresas no sector da alimentação em Israel, Itália e Austrália.

Investimento chinês em alta
O investimento chinês na Europa tem vindo a intensificar-se nos últimos anos. Segundo previsões da consultora Ernst & Young publicadas em Março de 2015, o investimento chinês no estrangeiro vai superar o investimento de outros países na China já este ano. Depois de os números se terem vindo a aproximar na folha de cálculo, 2015 é o ano em que se inverte a relação entre investimento chinês no mundo e investimento estrangeiro na China.

As previsões assinalam o crescimento do investimento directo chinês no estrangeiro em uma década, de “quase nada” para 100 mil milhões de dólares. Em 2014, os empresários chineses investiram em mais de 6 mil companhias estrangeiras, distribuídas por 156 países e regiões, incluíndo Portugal. No mesmo ano, a China foi o terceiro país do mundo que mais investiu no estrangeiro, totalizando 116 mil milhões de dólares.

Sugerir correcção
Comentar