Directora-geral do FMI diz que euro tem um longo futuro

Christine Lagarde espera que não haja mais países a pedirem resgate financeiro.

Foto
Lagarde defende que seja acelerada a consolidação da zona euro Ed Jones/AFP

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou este domingo que o euro tem um futuro sólido e que espera que não haja mais países europeus a pedirem resgate financeiro.

“Acho que a vontade política colectiva [...] de manter, defender, proteger e valorizar a zona monetária e da moeda tem sido largamente subestimada”, disse Lagarde, citada pela AFP. “O euro tem futuro e longo”, acrescentou.

A antiga ministra das Finanças francesa falava durante uma sessão de perguntas e respostas que decorreu no Fórum Boao para a Ásia, uma conferência anual de líderes políticos e económicos na ilha de Hainão, na China.

Questionada especificamente sobre se prevê mais crise na Europa, Lagarde afirmou: “Não tenho uma bola de cristal, a minha esperança é de que não haja mais nenhum país a precisar de ajuda e a recorrer à ajuda dos parceiros europeus e do FMI”.

A directora-geral do FMI sublinha que Chipre é um caso único e que a economia do país não representa mais que 0,2% da economia europeia. "É um caso muito específico em vários aspectos", acrescentou, referindo-se a factores como a importância do sector bancário na economia cipriota.

Lagarde espera que os dirigentes da União Europeia tirem lições das crises financeiras que se registaram nos últimos dois anos e decidam "acelerar a consolidação da zona euro".

Sugerir correcção
Comentar