Director do departamento europeu do FMI sai para o banco Morgan Stanley

Reza Moghadam substituiu António Borges no cargo em 2011 e desempenhou um papel fulcral na definição dos programas de ajustamento para os países periféricos como Portugal.

Foto
Reza Moghadam foi um dos principais responsáveis pela definição das políticas do FMI na periferia da zona euro Nélson Garrido

Reza Moghadam, que desde 2011 liderou o departamento do FMI responsável pela definição dos programas de ajustamento dos países periféricos da zona euro, vai passar a ser, a partir do Outono, vice presidente do banco norte-americano Morgan Stanley.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) num comunicado, onde se anuncia que Poul Thomsen, passará a ser agora, de forma interina, o director do departamento europeu da instituição.

Foi no auge da crise da dívida na zona euro, com o FMI a ser chamado a participar na troika que realizou intervenções na Grécia, Irlanda e Portugal, que Reza Moghadam substituiu António Borges à frente do departamento europeu. A partir desse momento, desempenhou um papel fundamental na definição das políticas do FMI (e da troika) em relação a esses países, nomeadamente com a aplicação de medidas de austeridade que tinham como objectivo uma redução rápida do défice público.

O impacto que essas medidas acabaram por ter nas economias dos países periféricos forçaram a troika a rever por diversas vezes as suas projecções e a exigir ainda mais medidas de austeridade. Na Grécia, foi ainda realizada em 2012 uma reestruturação da dívida, que o próprio FMI já assumiu que deveria ter sido feita logo no início do programa.

Reza Moghadam abandona o FMI ao fim de 22 anos em que ocupou cargos onde desempenho cargos relevantes na acção do Fundo na crise asiática e, nos últimos anos, na Europa. No comunicado divulgado esta quarta-feira, a directora executiva do FMI, Christine Lagarde, afirma que Reza Moghadam "liderou o nosso relacionamento com os responsáveis políticos europeus, foi responsável pelas nossas operações de crédito na zona euro e esteve na linha da frente em diversas crises, incluindo o mais recente desafio na Ucrânia".

Para já, ainda com um carácter apenas interino, será o dinamarquês Poul Thomsen, que irá ocupar o cargo de director do departamento europeu. Thomsen, para além de ter sido até agora o vice director do departamento, foi o primeiro chefe de missão do FMI em Portugal após a chegada da troika no país e tem ocupado esse mesmo cargo na Grécia ao longo dos últimos quatro anos.

Sugerir correcção
Comentar