Dia/Minipreço diz que “é normal” haver alguns incidentes com franchisados

Grupo espanhol prevê investir em Portugal este ano e garante estar “tranquilo” quanto às acusações de más práticas comerciais de que é alvo.

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Grupo DIA/Minipreço prevê mais investimento em Portugal em 2015 Fernando Veludo/N Factos

O grupo espanhol Dia/Minipreço garantiu, nesta segunda-feira, não ter “qualquer problema legal” com os empresários que detêm, em Portugal, lojas da cadeia em regime de franchising. Nieves Alvarez, directora de relações corporativas do grupo, desvaloriza as denúncias que têm sido protagonizadas pela Associação dos Franquiados e Ex-Franquiados do Minipreço (AFEDA), dizendo que “quando se tem mais de 3000 franquiados [em todo o mundo] é normal que haja alguns incidentes”.

Num encontro com jornalistas em Lisboa, Nieves Alvarez garantiu que não há “um número elevado de processos” contra a empresa, por más práticas comerciais, acusação de que é alvo por parte da AFEDA e que já levou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a investigar. Em meados do ano passado, a empresa tinha 11 processos-crime por práticas de especulação e venda com prejuízo, mas o Departamento de Investigação e Acção Penal arquivou as queixas, colocadas pela AFEDA, por não integrarem “prática de crime”.

“Normalmente, o facto de se recorrer aos meios de comunicação social serve para causar pressão para algo que não se consegue obter de forma legal”, disse Nieves Alvarez, referindo-se à AFEDA. “Estamos tranquilos”, acrescentou, garantindo que a actual rede de lojas franchisadas (291) “é estável e vai crescer tanto em Portugal como em Espanha”.

Uma das explicações avançadas pela responsável de comunicação para as queixas dos empresários é o facto de a crise, “muito dura”, ter afectado o negócio. A má gestão também é apontada como um problema, que pode precipitar encerramentos. A AFEDA contrapõe e argumenta que o grupo de franchisados afectado já tinha negócios no sector antes de ter feito parceria com a DIA/Minipreço "e nunca foram abaixo". E mantém as acusações.

Os últimos dados disponíveis, relativos ao período de Janeiro a Setembro de 2014, indicam que o grupo tinha, até essa data, 345 lojas próprias e 291 em regime de franchising. Em 2013, tinha 266 estabelecimentos neste modelo (239 em 2012). Na Península Ibérica, o grupo DIA passou de um total de 1650 lojas franchisadas, para 1846 em 2014. Quanto às vendas em Portugal, caíram 7,5% face a 2013, para 548,4 milhões de euros.

Questionada sobre as intenções de investimento em Portugal, Nieves Alvarez garantiu que a empresa “prevê investir mais”, mas remeteu informação adicional para depois da apresentação de resultados anuais, em finais de Fevereiro. “Estamos a trabalhar para ganhar quota de mercado, somos uma companhia sólida”, disse.


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