Dia do trabalho fora do escritório já tem 62 aderentes

Secretário de Estado do Emprego, Pedro Roque, avalia propostas para criar o Dia Nacional da Flexibilidade do Trabalho.

Foto
68% dos trabalhadores portugueses são mais produtivos quando trabalham fora do escritório Miguel Madeira

O Out of Office Day, ou dia fora do escritório, já tem 62 organizações aderentes. A iniciativa, impulsionada pela Microsoft, decorre a 7 de Março e desafia os participantes a trabalhar a partir de um café, em casa ou onde houver acesso à internet.

Nesta sexta-feira, durante a apresentação oficial do Out of Office Day, o secretário de Estado do Emprego, adiantou que está a estudar propostas para fixar o 7 de Março como o Dia Nacional da Flexibilidade do Trabalho. Em cima da mesa está também a hipótese de dar pacotes de benefícios para as empresas que incentivarem estas práticas e o aproveitamento de espaços públicos para “soluções de teletrabalho, coworking e escritórios virtuais”, lê-se numa nota enviada às redacções.

Em declarações anteriores ao PÚBLICO Marcos Rodrigues, porta-voz da iniciativa, sublinhou que poder trabalhar fora do escritório melhora a qualidade de vida dos funcionários, reduz custos das empresas, aumenta a produtividade e diminui o impacto ambiental.

Um estudo feito pela Microsoft revela que 68% dos trabalhadores portugueses são mais produtivos quando trabalham fora do escritório.

Na lista de participantes está a Microsoft, a Fundação Champalimaud ou o Ministério da Agricultura.

Sugerir correcção
Comentar