Desligar da tomada aparelhos de telecomunicações gera poupança até 35 euros

Deco alerta para o consumo eléctrico das caixas dos operadores de televisão, dos routers, telefones fixos ou portáteis mesmo quando não estão em funcionamento.

Foto
Adriano Miranda

Os consumidores podem poupar até 35 euros por ano na conta de electricidade se desligarem da tomada os aparelhos do serviço triplo de telecomunicações, concluiu um estudo desenvolvido pela associação para a defesa dos consumidores (Deco).

A Deco procurou saber qual o consumo dos aparelhos necessários para utilizar o serviço triplo de telecomunicações (Internet, televisão e telefone fixo) quando estes não estão a ser usados.

Para o efeito, visitou a casa de 10 consumidores das várias operadoras e mediu o consumo de diferentes equipamentos: boxes com e sem gravação, emissor wireless, modem, router, telefone fixo, televisão e computador portátil, entre outros.

O consumo foi medido quer em modo de espera (sem estar a funcionar, mas ligado à tomada) e em funcionamento.

Em modo de espera, "os equipamentos da Meo e da Vodafone apresentaram consumos de cerca de 9 e 11 Watts, enquanto as boxes da Zon subiram a fasquia para os 16 a 18 Watts", concluiu o estudo, publicado na última edição da revista Proteste.

Os da Cabovisão consumiram entre 18 e 21 Watts e os da Optimus ficaram nos 6 Watts, "mas tratava-se de uma box sem gravação", refere a Deco.

"Verificámos que as boxes da Vodafone analisadas permitem colocá-las num modo de espera activo, que diminui o consumo. Com esta função ligada, aquele desceu para cerca de 0,4 Watts", adianta a associação para a defesa dos consumidores.

No caso dos routers e o dispositivo ONT, obrigatório nos serviços de fibra, "excepto na Zon, em média, gastam quase oito euros cada um, em espera, ao fim do ano".

A Deco concluiu que o consumo do router diminui caso se desligue a rede sem fios. Se não for usada a rede wireless esta poderá permitir uma poupança de dois euros ao fim de um ano.

"Com as nossas medições, concluímos que os equipamentos usados para o serviço triplo de televisão, Internet e telefone fixo têm elevados consumos quando não estão a ser utilizados, ou seja, em modo de espera", aponta a Deco.

"O desperdício anual em electricidade pode cifrar-se em cerca de 35 euros. As boxes são os aparelhos mais vorazes, mas os routers também revelaram um consumo considerável", adianta.

Neste estudo, a Deco decidiu também analisar outros aparelhos, como os gravadores de DVD, os sistemas de surround, consolas de jogos e leitores multimédia.

"Nos equipamentos mais recentes, como consolas de jogos, impressoras, discos rígidos externos, leitores multimédia, entre outros, o consumo em stand-by não é significativo: é inferior a um euro por ano", adianta.

No caso dos gravadores de vídeo, estes podem gastar mais de seis euros por ano, enquanto um leitor de DVD ronda os três euros.

 

Sugerir correcção
Comentar