Desemprego cai ligeiramente na Grécia, mas bolsa continua em queda

Juros das dívidas soberanas continuam a subir com risco político no país.

Foto
Desemprego na Grécia está a descer lentamente. Reuters

A taxa de desemprego na Grécia caiu três décimas em Setembro face a Agosto, fixando-se em 27,7%. Face ao período homólogo, os dados revelados nesta quinta-feira mostram uma queda mais acentuada, ao recuar 2,3 pontos percentuais.

De acordo com os dados da agência de estatística grega (Elstat), corrigidos das variações sazonais, o número de desempregados em termos absolutos situou-se, em Setembro, em 1.241.114, menos 940 do que em Agosto e 123.115 do que no mesmo mês do ano passado.

Embora de forma lenta, a taxa de desemprego na Grécia está a diminuir desde o nível mais elevado, registado em Setembro, quando o desemprego atingiu 28% da população activa.

Apesar da melhoria do indicador, a bolsa grega continua nesta quinta-feira a negociar com um queda superior a 5% e os juros da dívida grega a subir.

A instabilidade grega, que está a influenciar negativamente os restante mercados accionistas europeus e a gerar uma subida praticamente generalizada nas obrigações soberanas dos países do Sul da Europa, é explicada pela antecipação da eleição, no Parlamento, do próximo presidente do país.

A antecipação, para o próximo dia 17, é uma aposta de risco, já que, se não for possível a aprovação por uma maioria de no mínimo 180 votos, o Parlamento é automaticamente dissolvido e serão convocadas eleições antecipadas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários