Desempregados registados pelo IEFP continuam abaixo dos 500 mil

Depois de cinco meses em queda, o número de inscritos nos centros de emprego subiu 0,2% entre Julho e Agosto.

Foto
Novas inscrições subiram 6,6% em Agosto. Jorge Silva

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego continuou, em Agosto, abaixo dos 500 mil, tendo diminuído 7% em relação ao ano passado. Mas, depois de cinco meses de redução consecutiva, aumentaram os desempregados registados entre Julho e Agosto (0,2%), assim como as novas inscrições (6,6%).

Se olharmos para os anos anteriores conclui-se que normalmente o desemprego registado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) sobe entre Junho e Agosto. E 2016 não foi excepção: havia mais 1100 pessoas à procura de trabalho, ainda assim menos do que o aumento de 3883 desempregados verificado entre Julho e Agosto de 2015.

Para este aumento mensal do número total de desempregados contribuiu o facto de, ao longo do mês de Agosto, mais pessoas se terem inscrito. Nos dados divulgados nesta sexta-feira, o IEFP dá conta de 50.372 novas inscrições – mais 6,6% do que em Julho.

No final de Agosto havia 498.763 desempregados inscritos, menos 7% do que no ano passado. A redução foi mais significativa nos homens, com uma descida de 8,5%, enquanto nas mulheres a redução foi de 5,7%.

Quanto ao grupo etário, quer os jovens (menos de 25 anos), quer os adultos apresentaram uma descida homóloga do número de inscritos, de 8,9% e de 6,8%, respectivamente.

No que respeita ao tempo de inscrição, os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 5% em relação a Agosto de 2015, e os desempregados de longa duração, isto é, com tempo de inscrição igual ou superior a um ano, diminuíram 9,1%.

O número dos desempregados que procuravam um novo emprego diminuiu também face ao mês homólogo de 2015 (-7,1%) bem como aqueles que procuravam o primeiro emprego (-6,9%).

"A descida anual do desemprego fez-se sentir em todos os níveis de instrução. O decréscimo percentual mais elevado verificou-se no primeiro ciclo do ensino básico com -11,9% face ao mês homólogo de 2015", refere o IEFP.

Ao nível regional, comparando com o mês de agosto de 2015, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, tendo o Algarve (-17,5%) registado a redução mais expressiva.

O número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados subiu 0,7% em Agosto, quer em termos homólogos, quer face a Julho, alcançando os 10.593.

Sugerir correcção
Comentar