Deputados começam esta quinta-feira a discutir relatório sobre colapso do BES

A comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo apresenta as conclusões finais a 29 de Abril.

O relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, presidida pelo social-democrata Fernando Negrão, vai ser apresentado esta quinta-feira pelo relator, o social-democrata Pedro Saraiva.

Da agenda da convocatória da reunião, que decorre a partir das 10h do dia 16 de Abril, constam apenas dois pontos: apresentação e discussão do relatório preliminar da CPI, outros assuntos.

Para além do período destinado à apresentação (60 minutos) do documento, por Pedro Saraiva, a grelha de tempos reservada à sua avaliação prevê que o encontro, que junta representantes dos cinco grupos parlamentares, decorra ao longo de 3h40.

A primeira ronda de questões estender-se-á por 2h30 e cada partido dispõe de 15 minutos para se pronunciar ou solicitar esclarecimentos. A seguir a cada intervenção o relator dará as suas explicações durante mais 15 minutos. Desconhece-se se o debate decorre à porta fechada, ou, se pelo contrário, conta com a presença da comunicação social e a transmissão pelo canal de televisão do Parlamento.

De 16 a 23 de Abril, PSD, PS, CDS/PP, PCP e BE vão poder entregar os seus contributos e propostas de alteração ao relatório preliminar, que deverá exprimir eventuais responsabilidades sobre o colapso do BES/GES. Fernando Negrão já avisou que a "comissão de inquérito não faz investigação criminal, não produz acusações ou sentenças”. 

O documento final com as conclusões dos trabalhos estará concluído a 29 de Abril, ou seja, mais de seis meses depois de a CPI ter tomado posse. Desde esse momento, desfilaram pelos corredores do Parlamento para cima de 50 responsáveis, entre ex-gestores e actuais gestores do BES e do GES, accionistas, auditores, reguladores e ministros.

 

  

Sugerir correcção
Comentar