Depois de quatro meses a subir, bancos voltam a cortar na avaliação das casas

Crescimento homólogo abranda, mas continua positivo.

Foto
O efeito é sentido sobretudo no Algarve

Contrariando a subida que já se mantinha desde Maio, a avaliação bancária das habitações, realizada para efeitos de concessão de crédito, voltou a cair em Setembro, num total de três euros por metro quadrado.

A diminuição agora registada revela um maior travão dos bancos à concessão de crédito à habitação, uma vez que o valor da avaliação é determinante para o montante de empréstimo a conceder.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira, mostram que o valor médio de avaliação bancária do total do país se fixou em 1029 euros por metro quadrados.

Face a Agosto, a queda é de 0,3%, o que corresponde a três euros por metro quadrado. Em termos homólogos, a variação é positiva em 1,5%, abaixo de 1,9% do mês anterior.

A região Norte foi a única a apresentar uma redução no valor médio de avaliação (-0,3%), e as restantes oscilaram entre 0,0% na região Centro e 1,9% na região do Alentejo.

Nas Áreas Metropolitanas de Lisboa os valores médios situaram-se em 1241 euros por metro quadrado, o que traduz uma variação mensal de 0,2% e homóloga de 1,4%.

Na Área Metropolitana do Porto a evolução foi mista. O valor média fixou-se em 958 euros, o que representa um decréscimo de 0,7% face a Agosto, mas uma variação positiva de 3,1% face ao período homólogo..

O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos apresentou um decréscimo de 0,3%, face ao mês anterior, fixando-se em 1078 euros por metro quadrado.

Em comparação com Setembro de 2013, o valor médio de avaliação dos apartamentos no total do país aumentou 2,3% (variação de 3,1% em Agosto).

O valor médio de avaliação bancária das moradias, para o total do país, fixou-se em 956 euros/m2 em Setembro, traduzindo uma diminuição de 4 euros/m2 comparativamente ao valor observado em Agosto.

Face ao período homólogo, o valor médio de avaliação das moradias aumentou 0,8% em Setembro.

Sugerir correcção
Comentar