A agência de notação norte-americana Standard & Poor’s anunciou esta quinta-feira que há “uma hipótese em cada três” de cortar no rating máximo do Reino Unido nos próximos dois anos, caso verifique novo incumprimento no “desempenho orçamental e económico”.
Segundo avança a AFP, a agência alterou a perspectiva sobre a cotação triplo-A do Reino Unido de “estável” para “negativa”.
A notícia surge uma semana depois de a Fitch ter também ameaçado o Reino Unido com o corte no triplo-A. A agência de notação vai rever a qualificação da dívida britânica em Março de 2013, depois da aprovação do Orçamento do Estado de 2014. Aí, afirmou a agência, tomará uma decisão sobre o desempenho do Reino Unido no cumprimento das metas de redução do défice orçamental.
Também há uma semana, o Governo britânico estendeu por mais um ano, para 2018, as metas de redução do défice orçamental para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) dos actuais 7,9%.
O executivo liderado por David Cameron anunciou também novos números para o crescimento económico em 2012 e 2013. Em vez do crescimento esperado, o PIB britânico deve contrair 0,1% este ano e crescer 1,2% em 2013, menos 0,8 pontos percentuais do que as primeiras estimativas.

Comentar