CTT lucram 31,6 milhões no semestre

Correio tradicional continua em queda.

Foto
Certificados do Estado vão ter novas regras, com menor remuneração. Pedro Cunha

O Grupo CTT, agora englobado na Parpública, teve um resultado líquido de 31,6 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.

De acordo com a prestação de contas semestrais da Parpública, este lucro, não obstante representar cerca de 80% do resultado alcançado em todo o ano de 2012, é inferior em 14,2% ao resultado do primeiro semestre de 2012.

Conforme explica a holding do Estado para as participações empresariais, a redução de 14% é “integralmente explicada pelas alterações decorrentes das decisões quanto ao pagamento dos subsídios de férias e de Natal”, tendo em conta, especialmente, o peso da massa salarial nos CTT. ”Uma vez corrigidos esses efeitos constatar-se-á que todos os indicadores de resultados evidenciam uma evolução positiva”, garante a Parpública.

A Parpública destaca ainda que se continua a verificar uma queda da procura no correio tradicional, o principal negócio do grupo CTT, com uma descida de cerca de 8% no tráfego e consequente impacto nas vendas e prestação de serviços. O impacto acabou por ser diminuído pelo aumento dos preços e subida da procura “em certos segmentos de maior valor acrescentado”, fazendo com que a quebra passasse a ser de 3,5%.

Por outro lado, esclarece a Parpública, “verificou-se também uma quebra marginal nos rendimentos de prestação de serviços financeiros, situação que a gestão espera inverter na sequência das recentes renegociações de contratos”.

Os CTT são uma das empresas estatais que o Governo quer alienar, prevendo-se que a privatização de 100% do capital (5% estão reservados para os trabalhadores) esteja concluída no final deste ano ou no início de 2014. Numa entrevista recente à Reuters, o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, avançou que o modelo de venda estará fechado em Outubro.
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar