Crise europeia deixou um milhão no desemprego nos últimos seis meses

Organização Internacional do Trabalho pede mudança urgente na estratégia de austeridade seguida pelos governos europeus e apela a medidas de estímulo ao emprego

Foto

Nos últimos seis meses, um milhão de desempregados na Europa. As contas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que está reunida em Oslo nesta segunda-feira, mostram que desde a introdução das medidas de austeridade, para tentar travar a crise económica e financeira, mais de 26 milhões de europeus ficaram sem trabalho.

Depois de uma pausa entre 2010 e 2011 o desemprego não parou de aumentar e não dá sinais de abrandamento. Apenas cinco dos 27 Estados-membros da União Europeia registam níveis de emprego mais altos do que antes da crise (Áustria, Alemanha, Hungria, Luxemburgo e Malta).

Pelo contrário, Chipre, Grécia, Portugal e Espanha têm assistido a quebras de mais de três pontos percentuais nos últimos dois anos. De acordo com a OIT, que divulgou a análise esta segunda-feira, há agora mais 10 milhões de desempregados na Europa do que havia no início da turbulência financeira. Os mais jovens e os menos qualificados são os mais afectados.

“O desemprego de longa duração está a tornar-se num problema estrutural para muitos países europeus. Em 19, mais de 40% dos desempregados são de longa duração, o que significa que estão sem trabalho há 12 meses ou mais”, refere a OIT, em comunicado.

Apesar de considerar que as metas orçamentais são importantes, a organização culpa as medidas de austeridade e as reformas que não “atacam as raízes da crise”. “Mudar para uma estratégia centrada no trabalho pode ser benéfico para os objectivos macroeconómicos e laborais”, defende, pedindo uma “mudança urgente”.

No encontro desta segunda-feira em Oslo vão estar reunidos membros do governo, patrões e representantes dos trabalhadores de mais de 51 países do continente europeu e da Ásia central.

Sugerir correcção
Comentar