Crescimento da Alemanha em fase de desaceleração

Comércio externo penalizou a dinâmica económica do primeiro trimestre.

Foto

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha aumentou 0,3% no primeiro trimestre, travado por uma menor contribuição do comércio externo, segundo os dados detalhados publicados esta sexta-feira pela agência federal de estatísticas alemã Destatis.

Estes dados, que confirmam os dados provisórios divulgados em meados deste mês pela Destatis, traduzem uma desaceleração face ao último trimestre de 2014, durante o qual o crescimento alemão foi de 0,7% em dados corrigidos de variações sazonais.

"A economia alemã manteve-se orientada para o crescimento, mas a um ritmo ligeiramente mais fraco", segundo um comunicado. Entre janeiro e março, "o impulso positivo veio principalmente do interior", precisa a Destatis.

No primeiro trimestre deste ano e face ao trimestre anterior, o consumo das famílias aumentou 0,6% e os gastos públicos aumentaram 0,7%. O investimento registou uma nítida aceleração, em particular em equipamentos (+1,5%) e na construção (+1,7%).

O consumo das famílias está a assumir um papel cada vez mais importante no dinamismo da economia alemã, enquanto a contribuição da balança comercial perde protagonismo. "A procura do estrangeiro também aumentou", precisa a Destatis, tendo as exportações crescido 0,8% no primeiro trimestre face ao anterior período homólogo.

Contudo, "as importações foram quase duas vezes mais importantes, já que aumentaram 1,5% no mesmo período", implicando uma contribuição negativa do comércio externo para o crescimento da economia alemã, adiantou a agência.

Em termos homólogos, o PIB alemão aumentou 1,1% no primeiro trimestre desde ano, como tinha sido anunciado pela Destatis a 13 de Maio.

Sugerir correcção
Comentar