Cresap já indicou os três nomes para Governo escolher subdirector-geral do fisco

Na corrida estão um inspector de finanças, um ex-subdirector-geral e uma directora de serviços da AT.

Foto
José Maria Pires demitiu-se em Março Miguel Manso

A Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) divulgou nesta quinta-feira a lista dos três nomes mais bem colocados no concurso para subdirector-geral da Justiça Tributária e Aduaneira, cargo ocupado por José Maria Pires até à demissão deste responsável na sequência do caso da lista de contribuintes VIP.

A Cresap seleccionou os candidatos Acácio Carvalhal Costa, Ana Cristina Bicho e Joaquim Pombo Alves. Os dois últimos já tinham sido seleccionados no concurso do ano passado, do qual José Maria Pires seria o escolhido pelo Ministério das Finanças.

Na corrida estavam 15 pessoas. Depois de analisar os currículos e os perfis dos candidatos, a Cresap seleccionou um grupo mais restrito até seleccionar os três nomes que considerou mais bem colocados ao lugar. A palavra final cabe agora ao ministério liderado por Maria Luís Albuquerque, cujo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, tem a tutela da AT.

Ana Cristina Bicho é a actual directora dos serviços de Justiça Tributária e Joaquim Pombo Alves já foi subdirector-geral do Ordenamento do Território e subdirector-geral do Património. Acácio Carvalhal Costa, inspector de finanças-director da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), é o único que não é quadro da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

A cadeira do subdirector-geral responsável pela área da Justiça Tributária e Aduaneira está vazia desde 18 de Março, dia em que se demitiu José Maria Pires, dias depois de a Visão revelar que a existência da lista VIP tinha sido referida numa acção de formação do fisco.

José Maria Pires foi quem, a 10 de Outubro do ano passado, aprovou, através de um despacho, este sistema de alerta que permitia aos serviços informáticos da AT saber quem consultava os dados fiscais de alguns contribuintes (nos cinco meses em que a lista foi testada apenas faziam parte dela Pedro Passos Coelho, Paulo Portas, Cavaco Silva e Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais).

A Cresap tem ainda de indicar ao Governo a lista de três nomes para o lugar de director-geral da AT, que abriu na mesma altura. O cargo ficou vazio com a demissão de António Brigas Afonso, mas a função está a ser desempenhada em regime de substituição por Helena Borges, ex-directora da Direcção de Finanças de Lisboa (e que no concurso anterior ficara de fora da lista de três nomes enviados pela Cresap ao Governo). Na corrida ao lugar de director-geral estão 20 candidatos.

Sugerir correcção
Comentar