Crédito bonificado à habitação é extinto hoje

Foto
Com o fim do regime os bancos precisam de encontrar outras soluções de incentivo ao crédito DR

O crédito bonificado à habitação é hoje extinto depois de ter sido criado pelo Estado há 19 anos para ajudar as famílias e os jovens com menores rendimentos a comprar residência própria.

O corte nas bonificações para compra de casa foi uma das primeiras medidas de contenção orçamental anunciadas pelo governo de Durão Barroso um mês depois da tomada de posse e que permitiria poupar cerca de 500 milhões de euros.

A decisão foi o resultado da participação de Portugal na União Económica e Monetária, que implicou uma redução "significativa" das taxas de juro desde 1998, o que diminuiu a dificuldade e o preço do acesso ao crédito.

Os "inúmeros casos de fraude que têm crescentemente caracterizado a atribuição e controlo da bonificação dos juros" foi outra das razões apontadas para o fim do regime.

Com o fim do regime os bancos precisam de encontrar outras soluções, que poderão passar pelo regresso às prestações mensais crescentes, pela criação de empréstimos com prazo de carência de capital, pelo alargamento do prazo dos empréstimos ou pelo reforço da figura do fiador.

Sugerir correcção
Comentar