Crédito ao consumo na Europa cresceu ligeiramente em 2013

Financiamento para aquisição de automóveis aumentou 10% e compensou queda dos outros segmentos.

Foto
Europeus compraram mais carros com recurso a financiamento. Fernando Veludo

A concessão de crédito ao consumo na Europa cresceu 1,5% em 2013, para um total de 321,7 mil milhões de euros, devido essencialmente ao financiamento automóvel a particulares, com uma subida de 10%, revelam os dados da EUROFINAS, divulgados nesta terça-feira.

Os dados da federação europeia de sociedades financeiras de crédito ao consumo mostram que o financiamento a viaturas novas cresceu 10,2%  e a usadas aumentou 9,8%. Os outros veículos (como caravanas e motos) apresentaram um decréscimo de 0,7%.

O crédito pessoal, que representou cerca de 25% do total de novo crédito, e o crédito revolving (renovação contínua, como os cartões de crédito), que representa apenas um terço, apresentaram descidas 6,4% e 4,4%, respectivamente.

De acordo com os dados da EUROFINAS, os mercados do Norte da Europa apresentaram melhores performances no novo crédito concedido, com taxas de crescimento superiores a 10%. Os países do Mediterrâneo (com excepção para Espanha) apresentaram descidas nos novos negócios, apesar da maior contracção se ter sentido na Roménia (com menos 15%)

Para Valentino Ghelli, presidente da EUROFINAS, “os resultados de 2013 reflectem a melhoria da situação económica, mesmo nas economias mais vulneráveis”.

Partindo das previsões da Comissão Europeia para o aumento do consumo privado na União Europeias e zona euro, Valentino Ghelli antecipa que “as instituições de crédito ao consumo irão enfrentar um ambiente de negócios mais optimista este ano, já que a recuperação económica na Europa começa, finalmente, a ganhar ritmo”.

Os dados da EUROFINAS agregam os seguintes países: Bélgica, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Lituânia, Marrocos, Holanda, Noruega, Portugal, Roménia, Suécia e Reino Unido.

Sugerir correcção
Comentar