Correcção às contas leva Teixeira Duarte a convocar nova assembleia

Empresa aprovou contas e distribuição e distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2014.

Foto
Teixeira Duarte tem uma parte significativa dos seus negócios em Angola. Foto: Gianluigi Guercia/AFP

Os accionistas da Teixeira Duarte S.A. aprovaram este sábado, por unanimidade, o relatório de gestão e contas do exercício de 2014, mas a empresa terá de convocar nova assembleia geral para “renovar” esta aprovação dos documentos por erro na documentação anteriormente disponibilizada.

A repetição da votação acontece porque o documento relativo às contas individuais da sociedade, disponibilizado a 30 de Abril, contém uma duplicação de 70 milhões de euros, valor que, todavia, não tem impacto nos resultados finais da empresa, nem nas contas consolidadas.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa esclarece que, no registo das participações financeiras por método da equivalência patrimonial nas suas contas individuais integrou-se a totalidade dos capitais próprios da sua única participada Teixeira Duarte - Engenharia e Construções, S.A. Ao contrário do que deveria ter acontecido, não foram descontados os 70 milhões de euros correspondentes a prestações acessórias de capital que a Teixeira Duarte, S.A, detém nessa participada.

“Desse modo e até porque tal valor já constava no balanço da Teixeira Duarte, S.A., na rubrica Outros Activos Financeiros, acabou por se verificar uma duplicação dos mencionados 70 milhões de euros, que apenas agora foi identificada”, refere o comunicado enviado a CMVM.

A empresa esclarece que a duplicação “não interfere com os resultados individuais da Teixeira Duarte, S.A., tendo-se mantido, inclusivamente, os mesmos termos da proposta de aplicação de resultados, de igual modo que não interfere com as contas consolidadas da Teixeira Duarte, S.A., nem com nenhum dos seus anexos (…)”.

O Conselho de Administração manteve a aprovação de contas na assembleia geral deste sábado por considerar que “a mencionada duplicação seria simples de explicar”, mas tendo em conta os prazos para consulta de documentos de prestação de contas, decidiu-se pedir nova assembleia geral, para que a deliberação sobre as contas seja renovada com caracter retroactivo. A nova AG será marcada no prazo de 30 dias.

Na assembleia deste sábado, os accionistas aprovaram a proposta de distribuição de dividendos no montante de 5,67 milhões de euros, menos 10% que no ano passado.

A Teixeira Duarte encerrou o exercício de 2014 com lucros de 65,4 milhões de euros. Em termos consolidados, os lucros totalizaram 70,3 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar