Mundial de futebol levou quase 24 mil portugueses ao Brasil

Segundo a Embratur, o Instituto Brasileiro do Turismo, Portugal foi o décimo país que mais turistas enviou para o Brasil durante o Campeonato do Mundo de futebol.

Foto
Da Argentina chegaram quase 167 mil turistas ao Brasil durante a prova BRUNO DOMINGOS/ REUTERS

Dos cerca de um milhão de turistas que visitaram o Brasil entre Junho e Julho, os meses em que se disputou o Campeonato do Mundo de futebol, 23.949 eram portugueses, revelou nesta quinta-feira a Embratur, o Instituto Brasileiro do Turismo. Portugal foi o 10.º país que mais turistas enviou em termos mundiais e o quarto a nível europeu. Estes são, segundo a Embratur, “valores muito semelhantes aos verificados durante o resto do ano, em que Portugal ocupa a 10.ª posição do mundo e a 5.ª da Europa enquanto principal emissor de turistas para o Brasil”.

No período do Mundial, os voos para o Brasil com partida de Lisboa subiram 8% face ao período homólogo de 2013, passando de 133 para 144, de acordo com os dados apresentados pela Embratur. O milhão de turistas de várias proveniências que visitaram o Brasil nos meses do Mundial foram um “importante contributo” para atingir o “novo recorde” de sete milhões de turistas a que a Embratur se propôs este ano, disse a chefe de gabinete da presidência da Embratur, Kátia Bitencourt, no comunicado.

Argentinos lideram
Pela proximidade geográfica e pelo facto de a selecção ter chegado à final da prova, os argentinos lideraram o ranking de visitantes. A “invasão argentina”, como lhe chamaram no Brasil, saldou-se em quase 167 mil turistas.

O percurso da selecção norte-americana no Mundial também entusiasmou os adeptos. Foram 111.380 os norte-americanos que voaram para as cidades brasileiras. Do Chile, eliminado pela selecção anfitriã nos oitavos-de-final, saíram mais de 54 mil turistas.

No ranking da Embratur, dos 15 principais países emissores de turistas, a Espanha — que, tal como Portugal, foi eliminada na fase de grupos — aparece em último lugar, com cerca de 19 mil turistas. Desta lista, o Reino Unido (40 mil turistas) lidera em termos de países europeus (e é sexto em termos mundiais), seguindo-se França (com pouco menos de 40 mil), Alemanha (quase 36 mil), Portugal, Itália (21 mil) e, por fim, a Espanha.

Além dos países europeus e dos Estados Unidos, só aparecem nesta lista de principais emissores de turistas países “vizinhos” do Brasil, com ou sem equipas em prova. Depois da Argentina e do Chile destacam-se Colômbia, México, Uruguai, Peru, Venezuela e Paraguai. Se entre Junho e Julho o total de voos para o Brasil subiu 14% face ao mesmo período de 2013, a maior subida registou-se “nos voos com origem na América Latina”, que passaram de 1226 para 1472 voos (mais 20%), revela a Embratur.

Os voos originários da Europa passaram de 487 para 507 no período do Mundial. Além do crescimento dos voos com partida de Lisboa, a entidade responsável pelo turismo brasileiro destaca ainda o aumento dos voos a partir de Madrid (de 64 para 77) e aqueles que partiram de Roma (de 27 para 32).

 

Sugerir correcção
Comentar