Controladores aéreos suspendem greve de cinco dias

Os trabalhadores da NAV decidiram terça-feira, em assembleia geral, recuar nos protestos, visto que parte das suas reivindicações foram satisfeitas.

Greve iria provocar fortes constrangimentos na aviação durante cinco dias Pedro Cunha

Fonte oficial da empresa confirmou que a greve de cinco dias, que começaria já este sábado e se estenderia até 5 de Dezembro, foi desconvocada. Esta paralisação iria provocar fortes impactos na aviação, já que na NAV trabalham os controladores aéreos, sem os quais não é possível gerir o tráfego que entra e sai do país.

Os sindicatos da operadora de navegação aérea têm vindo a reclamar, desde o ano passado, excepções aos cortes aplicados aos trabalhadores do Estado, dadas as especificidades da empresa. As receitas da NAV dependem dos custos que reporta ao Eurocontrol e, por isso, as reduções de despesas com salários têm consequências negativas.

Face a este problema, o Governo aprovou, no Orçamento do Estado, uma norma que isenta os trabalhadores da NAV da manutenção dos cortes salariais previstos para a função pública e para as empresas do Estado. As propostas de alterações entregues pelo PSD e CDS vieram alargar ainda mais as isenções, ficando a empresa imune de outras medidas de austeridade, como os cortes no valor das horas extraordinárias.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues