Greves em França obrigam Ryanair a cancelar 44 voos esta terça-feira

Oito dos voos teriam origem ou destino em Portugal.

Foto

A companhia de aviação irlandesa Ryanair voltou esta segunda feira a apelar junto da Comissão Europeia a que sejam tomadas “medidas imediatas que evitem que milhares de cidadãos europeus tenham os seus voos cancelados ou atrasados devido às greves contínuas de pequenos sindicatos de Controladores de Tráfego Aéreo (CTA)”.

A informação desta iniciativa foi prestada num comunicado onde a empresa contabiliza em 44 o número de voos que “foi forçada a cancelar” terça-feira por causa da greve dos controladores, dando ao mesmo tempo conta do numero de paralisações que os CTA franceses têm vindo a protagonizar: trata-se da 50ª greve de CTA franceses desde 2009 e a 10ª em apenas 12 semanas.

Entre os voos cancelados para terça feira estão oito que afectam ligações portuguesas, com os voos de ida e volta entre Lisboa e Paris a serem cancelados, assim como os que fazem a ligação entre o Porto e os aeroportos de Paris, Lille e Bordeaux.

“Esta última greve está a ser planeada com o objectivo de atingir directamente o campeonato de futebol Euro 2016, deixando os fãs à total mercê dos sindicatos de CTA franceses”, acusa a Ryanair. 

A companhia de aviação está há quase um ano a mobilizar os seus clientes, e agora também “todos os consumidores e fãs de futebol”, a assinar a petição “Keep Europe’s Skies Open”, ou Manter Abertos os Céus da Europa, que tem como objectivo solicitar a intervenção da Comissão Europeia nestas greves.

“Quando a Ryanair reunir um milhão de assinaturas na petição, esta será apresentada em Bruxelas, apelando à Comissão Europeia para que finalmente actue”, explica a empresa. O PÚBLICO consultou a página da petição mas não é possível perceber quantas assinaturas já foram recolhidas. O movimento está online pelo menos desde o passado mês de Julho.

Para além da Ryanair também outras companhias aéreas europeias, através da associação que as representa, como a AEA – Association of European Airlines, têm vindo a condenar estas greves, pedindo a intervenção da Comissão Europeia.

Em declarações anteriores ao PÚBLICO, fonte da TAP referiu que desde o início deste ano viu-se obrigada a cancelar 33 voos de ida-e-volta entre Portugal e França, sendo que a maioria aconteceu nos dias 20 e 21 de Março, dias em que os controladores aéreos estiveram paralisados. Para esta terça feira não está previsto o cancelamento de nenhum voo.

Confirmado está o cancelamento, também terça-feira, de voos entre Lisboa e Paris operados pela Air France, mas estes devido à greve de pilotos que está em curso desde o dia 11. Quanto à greve dos controladores, entre as razões invocadas para a convocatória tornada pública no início deste mês estava a redução contínua dos quadros. 

Sugerir correcção
Comentar