Consumo de combustíveis em Portugal caiu mais de 13%

Consumo de combustíveis está a cair desde 2009. No terceiro trimestre deste ano, só no gasóleo e na gasolina a descida foi de 10,7% e 9,1%, respectivamente.

Foto
Portugal é o décimo país com a gasolina mais cara na UE a 27 Paulo Pimenta

A quebra no consumo de combustíveis acentuou-se nos primeiros nove meses deste ano, representando já uma descida de 13,1% em relação ao período homólogo de 2011, indica o último relatório da Autoridade da Concorrência relativo ao “Acompanhamento dos Mercados de Combustíveis Líquidos e Gás Engarrafado – III Trimestre de 2012”.

De acordo com o documento, a diminuição do consumo de combustíveis derivados de petróleo entre o terceiro trimestre de 2011 e o deste ano sentiu-se em todos os produtos, menos no jet-fuel (aviação). Ao todo, no país o consumo de combustíveis rodoviários aumentou 4,4% do segundo para o terceiro trimestre, mas se a comparação for feita em termos homólogos registou-se uma forte queda. Só no gasóleo e na gasolina a descida foi de 10,7% e 9,1%, respectivamente.

O consumo de combustíveis, refere o documento, tem aliás vindo a cair desde 2009, tendo chegado às 12,4 milhões de toneladas em 2009, às 12,3 em 2010 e às 11,5 em 2011, o que só entre 2010 e 2011 representa um decréscimo na ordem dos 6%.

No que diz respeito aos preços, o relatório refere que neste mesmo período a gasolina aumentou 7,9 cêntimos (mais 5%) e o gasóleo 8,9 cêntimos (6,4%). O relatório destaca, ainda, as diferenças de preços entre os postos geridos por hipermercados e os das quatro principais empresas petrolíferas. No terceiro trimestre deste ano as diferenças apresentadas ficaram na ordem dos 12,4 cêntimos por litro tanto no gasóleo como na gasolina, numa altura em que as denominadas marcas brancas conseguiram passar de uma quota de mercado de 20% para 30%. Já o gás viu os preços descerem, com o propano a cair 7% em relação ao trimestre homólogo e o butano a cair 4%.

Quanto à comparação com os preços na União Europeia a 27, no terceiro trimestre Portugal ficou no quinto lugar no ranking dos preços médios da gasolina antes do imposto e no terceiro lugar no gasóleo.

Já no preço após a aplicação do imposto, Portugal ficou em décimo lugar para a gasolina e em 11º para o gasóleo. Em relação à gasolina, o preço de venda ao público é superior em Itália, Suécia, Holanda, Grécia, Dinamarca, Reino Unido, Finlândia, Alemanha e Bélgica. No gasóleo o preço é mais elevado no Reino Unido, Suécia, Itália, Irlanda, Grécia, Finlândia, Hungria, Alemanha, Dinamarca e Bélgica.

Em relação à cotação do brent em euros, no terceiro trimestre de 2012 houve um aumento de 12,1% face ao período homólogo.

 

Notícia actualizada às 13h55. Por lapso no terceiro parágrafo referiam-se 12,4 toneladas em vez de "milhões de toneladas". 

 
 

Sugerir correcção
Comentar