Consórcio integrado pela Mota-Engil ganha obra de 430 milhões na Colômbia

Grupo português reforça negócios na América do Sul.

Foto
Grupo liderado por António Mota está a crescer mais na América Latina do que em África NFACTOS/FERNANDO VELUDO

O consórcio Alternativas Viales, participado em 25% pela Mota-Engil Engenharia e Construção, na Colômbia, venceu a concessão de cerca de 256 quilómetros de estradas com portagem, num investimento total de 430 milhões euros, anunciou esta sexta-feira o grupo português.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil informa que a concessão abrange o financiamento, construção, reabilitação, melhoramento, operação e manutenção dos corredores viários Ibagué-Mariquita-Honda e Cambao-Armero-Líbano-Murillo-La Esperanza-Manizales, com cerca de 256 quilómetros, correspondentes a cinco troços de estradas com portagem.

A concessão terá uma duração de 30 anos e um investimento total de 430 milhões euros, incluindo trabalhos de construção e de manutenção. O período de construção está estimado em quatro anos, que se iniciará após o fecho da operação de financiamento, adianta o grupo no comunicado ao mercado.

A empresa adianta ainda que a concessão em causa está incluída nos projectos da Associação Público-Privada (APP) promovidos pelas empresas e pelo Governo da Colômbia, estando a respectiva adjudicação em linha com a estratégia para aquele mercado.

O consórcio Alternativas Viales é participado por mais quatro empresas locais, nomeadamente ICEIN Ingenieros Constructores S.A.S., Gaico Ingenieros Constructores S.A.S. e ALCA Ingeniería S.A.S/Fortress S.A.S.

Integrada num consórcio com a colombiana Odinsa, a empresa portuguesa já tinha vencido um concurso de PPP em 2014, no valor de 350 milhões de euros. As acções da Mota-Engil seguem em alta ligeira, depois de dois dias de quedas, em reacção à queda de 36% no resultado líquido do primeiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2014.

A Mota-Engil realiza nos mercados externos cerca de 70% do seu volume de negócios.

Sugerir correcção
Comentar