Conselho de Finanças Públicas estima que economia tenha crescido 0,9%

Previsões estão ligeiramente abaixo “ou em linha” com a estimativa do Governo.

Foto
Liderado por Teodora Cardoso, o CFP diz que o PIB real cresceu entre 0,9% e 1% em 2014 Enric vives Rubio

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) espera que a economia portuguesa cresça, em termos reais, "ligeiramente abaixo ou em linha" com a estimativa do Governo, antecipando que o PIB tenha aumentado entre 0,9% e 1% em 2014.

No relatório sobre a evolução económica e orçamental até ao terceiro trimestre e perspectivas para 2014, o CFP refere que "o PIB [Produto Interno Bruto] real terá crescido entre 0,9% e 1% em 2014", impulsionado sobretudo pela procura interna.

A instituição liderada por Teodora Cardoso estima que a procura interna tenha contribuído para este desempenho da economia em torno de 2,1 pontos percentuais (acima dos 1,4 pontos previstos pelo Governo) e que a procura externa líquida tenha apresentado um contributo de -1,1 pontos, contra os 0,3 pontos estimados pelas Finanças para 2014 no Orçamento do Estado para 2015.

O CFP argumenta que "esta perspectiva mais negativa parece ser confirmada pelos dados recentes do desemprego e pelos indicadores avançados divulgados pelo Banco de Portugal", mas salvaguarda que se trata de uma "estimativa preliminar" com "uma acentuada incerteza relativamente ao perfil intra-anual do consumo público e da procura externa líquida".

O Governo previu em Outubro do ano passado, aquando da apresentação do Orçamento do Estado para este ano, que a economia portuguesa deveria crescer 1% em 2014, uma previsão que está em linha com a do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas que é ligeiramente mais optimista do que as das restantes instituições.

A Comissão Europeia e o Banco de Portugal esperam que a economia portuguesa cresça 0,9% em 2014 e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) antecipa um crescimento de 0,8% no ano passado.

Sugerir correcção
Comentar