Comissão de recrutamento aprova novos gestores para a CGD

Comissão de recrutamento da administração pública dá luz verde à nomeação de Álvaro Nascimento e de Ana Cristina Leal para o banco estatal.

Gonçalo Português

A Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública deu parecer positivo às nomeações de Álvaro Nascimento para ocupar a cadeira de chairman da CGD, e de Ana Cristina Leal, para integrar a Comissão Executiva liderada por José Matos. O PÚBLICO apurou que a decisão da Comissão liderada por João Bilhim foi comunicada às Finanças por volta das 16h00.

O Governo enviou terça-feira à noite um pedido de parecer à comissão de recrutamento e selecção para a administração pública abrangendo apenas os nomes de Álvaro Nascimento e de Ana Cristina Leal. Do pedido não constam outros nomes, como os de Maria João Carioca e de José João Rodrigues, dados como tendo sido sondados para integrar a comissão executiva da CGD.

O economista Álvaro Nascimento actual director da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica, no Porto, era até aqui administrador não executivo da CGD. Ana Cristina Leal tem sido a responsável pelo gabinete de Estudos do Banco de Portugal (bdP). Os novos administradores da CGD vão “tapar”vagas abertas pelas saídas de Faria de Oliveira, que deixa a presidência não executiva, e dos gestores executivos, António Nogueira Leite, que se demitiu em Dezembro, Norberto Rosa (vice-presidente) e Rodolfo Lavrador.

Álvaro Nascimento (doutorado em Finanças pela Cass Business School, de Londres, e mestre em International Trade and Finance pela Universidade de Lancaster, foi investigador na London Business School) e Ana Cristina Leal (uma macro-economista) são ambos próximos do actual governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, que nos últimos tempos tem conduzido em co-gestão com Vítor Gaspar, ministro das Finanças, os temas bancários e financeiros. E, no caso de Ana Cristina Leal, uma escolha de José Matos (ex-BdP). 

Outro nome referido como podendo integrar a Comissão Executiva é o de Maria João Carioca, que foi aliás mencionada no início do ano como uma hipótese para substituir Nogueira Leite. Falou-se ainda de José João Guilherme, ex-gestor do BCP, para integrar a equipa de José Matos, mas esta solução não deverá confirmar-se. Mas ao contrário de Álvaro Nascimento e de Ana Cristina Leal, nenhum dos dois constou da lista enviada a João Bilhim.

Notícia corrigida às 7h11 de 31 de Maio de 2012:

Corrigido o apelido de Álvaro Nascimento.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues