Comércio a retalho volta a crescer em Novembro

Em sentido inverso, os índices de desemprego, número de horas trabalhadas e das remunerações apresentam descidas homólogas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados nesta terça-feira, o índice de vendas no comércio a retalho acelerou, em Novembro, 3,6% em termos homólogos, quando no mês anterior tinha registado uma subida de 0,4%.

A subida do volume de negócios acompanha a evolução dos agrupamentos de produtos alimentares e de produtos não alimentares que, entre Outubro e Novembro, passaram de um crescimento de 1,1% para 4,8% e de -0,1% para 2,7%, respectivamente.

Já o emprego no comércio a retalho voltou a cair, embora de forma não tão acentuada como no mês anterior. Em Outubro, a quebra em relação a 2012 tinha sido de 2,7% e passou para 1,9% em Novembro. Entre estes meses, a taxa de variação do índice de emprego foi de 1%, em comparação com a subida de 0,1% verificada entre Outubro e Novembro em 2012.

Os salários desceram mais, em comparação com o mês anterior. A redução homóloga das remunerações tinha sido de 4,2% em Outubro e passou para os 5,1% em Novembro. Também o índice de horas trabalhadas diminuiu 3,6% em relação a 2012, depois de ter caído 3% em Outubro.

Sugerir correcção
Comentar