Chefe de gabinete de Obama deverá assumir a liderança do Tesouro

Jack Lew é visto pelos analistas como um político recatado e habituado a períodos de coabitação difícil. Obama deverá nomeá-lo esta semana.

Jack Lew foi director do Orçamento de Obama e de Clinton Mandel Ngan/AFP

O chefe de gabinete da Casa Branca, Jack Lew, deverá ser indicado por Barack Obama como o novo secretário do Tesouro norte-americano, substituindo no cargo Timothy Geithner, avançam os media norte-americanos.

Jack Lew, de 57 anos, ocupou vários cargos em Washington. Antes de passar a chefe de gabinete de Obama, foi director do Orçamento de Obama, pasta que já ocupara na era de Bill Clinton. Figura discreta mas influente na Casa Branca, trabalhou já na actual Administração com Hillary Clinton. Pelos analistas é notado como um homem habituado a ter entre braços dossiers quentes, desde o papel que teve na aprovação do Orçamento de 1997 ao facto de ter ajudado o regresso dos Estados Unidos aos excedentes orçamentais no final dos anos 90.

A escolha deverá ser anunciada esta semana pela Casa Branca e depois aprovada no Senado, sendo que Timothy Geithner não quererá cumprir um segundo mandato, escreve a Bloomberg. Se o seu nome for confirmado por Obama, Jack Lew terá de trabalhar com o Congresso para aumentar o tecto da dívida pública.

Uma vantagem apontada por analistas a Jack Lew é precisamente o facto de ser um político recatado e, ao mesmo tempo, habituado a períodos de coabitação difícil, como aquele que os Estados Unidos atravessam, com um Congresso dividido (Senado controlado por democratas e Câmara dos Representantes por republicanos).

Jack Lew formou-se em Harvard e, de acordo com a AFP, a sua carreira política tem passado praticamente por Washington, com excepção dos oito anos da Presidência de George W. Bush (2001-2009).

Foi o chefe de gabinete do speaker da Câmara de Representantes Thomas O’Neill nos anos 1980, período em que se notabilizou pela capacidade negocial com a Adminstração Ronald Reagan.

Em 1993, foi chamado por Bill Clinton para ser seu conselheiro e, no ano seguinte, passou para o departamento do Orçamento, onde mais tarde viria a assumir a liderança (entre 1998 e 2001) e aonde regressaria na Administração Obama.
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues