Charter compra Time Warner Cable por 55 mil milhões

Empresa do milionário John Malone vence Altice na corrida à segunda maior operadora de cabo dos Estados Unidos.

Foto

A operadora de cabo norte-americana Charter Communications anunciou esta terça-feira que chegou a acordo para comprar a rival Time Warner Cable (TWC), vencendo na corrida a francesa Altice, de Patrick Drahi. O valor que a quarta operadora de cabo dos Estados Unidos se dispôs a pagar pela segunda operadora do mercado - 55,5 mil milhões de dólares, (aproximadamente 50 mil milhões de euros) em dinheiro e acções - surpreendeu os analistas contactados pela agência Bloomberg e foi certamente inflacionado pelo interesse demonstrado na TWC pela nova dona da PT Portugal.

Com esta aquisição, a Charter, que é detida em cerca de 27% pela Liberty Media, do milionário John Malone (que ocupa o posto 162 na lista dos mais ricos da Forbes), conseguirá quadruplicar a sua base de clientes, aproximando-se da líder de mercado Comcast. Segundo a Reuters, a fusão entre a Charter e a TWC criará uma gigante com mais de 23 milhões de clientes, apenas superada pelos 27 milhões de clientes da Comcast.

A nova empresa (onde se incluirá também a operadora Bright House Networks, cuja aquisição a Charter anunciou no início do ano, por cerca de 10,4 mil milhões de dólares) terá presença em 41 estados norte-americanos e, segundo a Forbes, estará avaliada em cerca de 100 mil milhões de dólares (91 mil milhões de euros).

A Comcast, que chegou a avançar com uma proposta de 45 mil milhões de dólares (41 mil milhões de euros) pela TWC, desistiu perante a oposição ao negócio demonstrada pelos reguladores norte-americanos. E John Malone não perdeu a oportunidade, apresentando nova oferta, depois de uma primeira investida pela TWC ter fracassado no ano passado, precisamente pela entrada em cena da Comcast.

Agora, com a Time Warner fora de alcance, a estreia da Altice no mercado norte-americano passará pela Suddenlink, a sétima empresa do mercado de cabo. Na semana passada a empresa francesa anunciou um acordo com a BC Partners e o fundo de pensões canadiano CPP Investment Board para comprar 70% do capital da Suddenlink, por 9 mil milhões de dólares (cerca de 8 mil milhões de euros). Um negócio que permitirá à Altice manter a sua estratégia de diversificação de mercados e activos, segundo sublinhou a empresa, em comunicado.

Segundo a Altice, a Suddenlink tem 1,5 milhões de clientes residenciais e 90 mil clientes empresariais. Com operações nos estados do Texas, West Virginia, Louisiana, Arkansas e Arizona, a Suddenlink gerou 2,3 mil milhões de dólares em receitas (dois mil milhões de euros) em 2014 e um lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações de 900 milhões de dólares (819 milhões de euros).
 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar