CGD, BCP, BPI e Totta com lucros de 468 milhões de euros no primeiro semestre

O banco liderado por Nuno Amado foi aquele que conseguiu os maiores lucros

Foto
A CGD foi o único banco cujo resultado piorou face a 2014

O resgate financeiro e a recessão da economia nos últimos anos atiraram para o vermelho os resultados da banca nacional que foram penalizados sobretudo pelo aumento do malparado, pela contracção do crédito e pela deterioração nas carteiras de participações financeiras e dívida. E, naturalmente, pela dificuldade em aceder a financiamento barato. No entanto, depois de profundas operações de reestruturação, alienação e de limpeza de balanço, e de alguma normalização no mercado de crédito, o sector já começa a dar a volta à crise.

Prova disso é que quatro dos cinco maiores bancos portugueses fecharam o primeiro semestre com resultados positivos, depois de terem terminado 2014 com as contas no vermelho. A Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP, o BPI e o Santander Totta apresentaram um lucro total de 467,6 milhões de euros, muito acima dos 21,5 milhões registados no mesmo período do ano passado. O Novo Banco ainda não apresentou os resultados deste semestre.

O BCP foi o banco com melhores resultados entre Janeiro e Junho deste ano. Contrariando os prejuízos de 62,2 milhões de euros no período homólogo de 2014, conseguiu lucros de 240,7 milhões. Com estes números, o maior banco privado português atingiu o valor semestral mais elevado dos últimos oito anos.

No primeiro trimestre esta instituição tinha atingido os 70,4 milhões de euros, sendo visível a evolução que ocorreu entre o mês de Abril e Junho. Em grande parte, as operações financeiras efectuadas foram as responsáveis pelos números positivos alcançados, estando incluída nestas operações a venda de dívida pública portuguesa.

Também o BPI passou de prejuízos no primeiro semestre de 2014 para lucros nos primeiros seis meses deste ano. O BPI conseguiu obter resultados positivos de 76,2 milhões de euros, valor que compara com prejuízos superiores a 100 milhões de euros contabilizados em idêntico período do ano anterior.

No banco presidido por Fernando Ulrich, a actividade doméstica ajudou os lucros finais, com um contributo de 6,6 milhões de euros. Mas foi a actividade internacional que mais puxou pelos resultados do banco, que conseguiu arrecadar 69,9 milhões de euros das operações no exterior.

O Banco Santander Totta, acompanhando a tendência positiva do final de 2014, apresentou lucros de 103,6 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano. Em igual período do ano passado, também já tinha chegado a valores positivos de 80,2 milhões de euros (ver texto ao lado).

Já o banco público foi o único cujos resultados encolheram face a 2014. Com um lucro de 47,1 milhões de euros no primeiro semestre, a CGD viu os seus ganhos diminuírem 63 milhões de euros. A operação de venda, concluída em Fevereiro, de mais de 80% do capital das suas seguradoras (a  Fidelidade, a Multicare e a Cares) ao grupo chinês Fosun ajudou a segurar as contas.

A actividade internacional também foi um grande contributo para o resultado do semestre da CGD, a apresentar um resultado líquido de 44,7 milhões de euros. 

No final de 2014 estas quatro instituições bancárias apresentaram prejuízos de 564,3 milhões de euros, apesar dos lucros conseguidos no primeiro semestre desse ano. O Banco Santander Totta foi o único a conseguir resultados positivos no final de 2014, com o lucro situado nos 165,2 milhões de euros.

Sugerir correcção
Comentar