Certificados do tesouro atraíram 461 milhões de euros no primeiro mês

Subscrição de certificados de aforro tradicionais mantém tendência de descida desde Agosto.

Foto
Ministério Público pede que 1,3 milhões de euros apreendidos ao arguido sejam declarados perdidos a favor do Estado.

Os novos certificados do tesouro poupança mais (CTPM) atraíram 461 milhões de euros no primeiro mês de subscrição, a que se soma ainda o dia 31 de Outubro, data de lançamento do produto, que registou 30 milhões de euros de subscrições.

Retirando o dia de lançamento, o valor de subscrição de CTPM por cada dia útil de Novembro desceu para 20,3 milhões de euros.

As elevadas taxas de rentabilidade, que ficam muito acima dos tradicionais depósitos a prazo, explicam a forte procura do novo produto.

As taxas dos CTPM são crescentes, partindo de 2,75% no primeiro ano até 5% no quinto ano, a que pode acrescer ainda um prémio em função do crescimento do produto interno bruto.

Ao contrário dos bons resultados do CTPM, a subscrição de certificados de aforro (CA) manteve-se em queda em Novembro, tendência que se verifica desde Agosto, quando atingiram 191 milhões de euros de emissões.

De acordo com o boletim mensal do IGCP, a agência que gere a dívida pública, no último mês foram subscritos 100 milhões de euros de CA, mas foram resgatados 88 milhões de euros, pelo que a subscrição líquida se ficou pelos 12 milhões de euros.

Em Outubro, as subscrições de CA tinham atingido os 131 milhões de euros e os regates foram de 70 milhões de euros, o que permitiu um saldo líquido positivo de 61 milhões de euros.

O valor de subscrição do novos CTPM ultrapassa largamente o valor estimado pelo Governo para o corrente ano, que se ficava pelos 100 milhões de euros. Para 2014, o executivo estima um encaixe de 2500 milhões de euros.

Em 2013, em CA e CTPM, o Estado captou cerca de 900 milhões de euros de poupanças dos particulares, com o novo produto a responder, num mês, por metade do valor acumulado.

Os CA podem ser mobilizados três meses após a subscrição, mas os CTPM só podem ser mobilizados um ano depois da subscrição.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar