Cavaco: regresso de Portugal aos mercados "é um momento muito, muito importante"

Presidente da República falou aos jornalistas à margem da entrega de um prémio literário.

Foto
Cavaco Silva Reuters

O regresso de Portugal aos mercados internacionais é "um momento muito importante para Portugal", disse esta quarta-feira o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que ressalva que o país tem "ainda muito, muito a fazer" até atingir a estabilidade.

Falando aos jornalistas em Lisboa, após a entrega do Prémio Leya ao escritor Nuno Camarneiro, Cavaco Silva escusou-se a responder a mais perguntas, mas reiterou que o facto de o Estado português ter colocado esta terça-feira nos mercados internacionais 3000 milhões de euros de títulos de dívida a dez anos pela primeira fez desde a intervenção da troika foi "um momento muito, muito importante".

Mas "há ainda muita, muita coisa a fazer para que Portugal possa estar bem estabilizado nos mercados financeiros".

Classificado pelo ministro das Finanças como um "grande sucesso" e pela secretária de Estado do Tesouro Maria Luís Albuquerque como "um grande êxito", o regresso de Portugal aos mercados com a primeira emissão de obrigações de tesouro a dez anos desde que o país pediu ajuda externa foi concretizado terça-feira a uma taxa de juro de 5,669%.

O Ministério das Finanças indicou que a procura pelos títulos portugueses superou os dez mil milhões de euros junto dos investidores, 86% dos quais estrangeiros.

Notícia alterada às 20h03. Trocada notícia da Lusa por notícia do PÚBLICO.

Sugerir correcção
Comentar