Cartões pré-pagos são pela primeira vez menos de metade do mercado

Venda de serviços em pacote explica tendência do mercado. SMS continuam queda.

Pela primeira vez, os utilizadores de cartões de telemóvel pré-pago estão em minoria, ainda que por uma escassa margem. A estratégia de vender serviços em pacotes levou a que, no primeiro trimestre deste ano, o número de clientes com aqueles cartões caísse para 49,7% do mercado.

A tendência já se vinha a desenhar há muito, graças à integração do telemóvel em pacotes que também incluem televisão, Internet ou telefone. “Para esta evolução contribuiu a migração dos pré-pagos para planos associados a pacotes de serviços que integram serviços fixos e o serviço telefónico móvel”, explica uma nota da Anacom, o regulador do sector.

Também numa tendência que não é nova, caiu 9,2% o número de mensagens escritas enviadas, “o que se deve ao crescimento das formas de comunicação alternativas”, observa a Anacom, referindo-se a aplicações de conversação online, como são o Facebook Messenger ou o WhatsApp, por exemplo. O tráfego de voz caiu 1,6% face ao trimestre anterior nas cresceu 4,8% em termos homólogos.

Já os utilizadores efectivos de serviços típicos de banda larga móvel totalizaram 5,7 milhões, uma quebra de 2,3% face ao trimestre anterior e um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2015.  

A MEO continua a ser o maior operador, com 44,5% dos cartões SIM activos e com utilização efectiva (tinha 44,2% no trimestre anterior). Segue-se a Vodafone, com 32,4% (uma ligeira descida face aos 33,4% do trimestre anterior). Por fim, a NOS, tinha uma quota de 21,7%, o que significa uma subida de 0,8 pontos percentuais.

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