O Canadá anunciou na segunda-feira um novo programa para acelerar a entrada no país de 3000 profissionais estrangeiros com profissões cujas competências estejam a ser procuradas no mercado de trabalho.
O ministro da Imigração, Jason Kenny, disse que o programa Skilled Trades Stream vai ajudar a resolver problemas sérios de falta de mão-de-obra nalgumas regiões do país, incluindo em locais remotos como o Norte de Ontário, e vai ajudar ao crescimento da economia.
Ainda não se sabe exactamente em que profissões o Canadá necessita de trabalhadores ao abrigo deste regime, mas a CBC (Canadian Broadcasting Corporation) News diz no seu site que se espera que a lista abranja instaladores de tubagens, mecânicos, profissões ligadas aos transportes e electricistas. O Governo Federal vai consultar as províncias e deverá ter até Janeiro uma lista de empregos onde há vagas.
Os candidatos ao novo programa não terão de cumprir os critérios do sistema de pontos utilizado para os restantes candidatos que cabem na categoria de trabalhadores qualificados.
Neste novo sistema, será dado peso a critérios como o candidato ter uma oferta de emprego no Canadá, ter competências básicas em francês ou inglês, mas não o nível exigido para os restantes trabalhadores qualificados, mostrar que a sua actividade cabe no sistema de classificação canadiano e poder provar que trabalhou recentemente no seu ofício e que tem uma experiência mínima de dois anos.
O departamento de imigração canadiano vai começar a aceitar candidaturas para o novo programa a 2 de Janeiro, mas durante o primeiro ano aceitará apenas 3000, com o objectivo de poder dar uma resposta rápida, lê-se num comunicado disponibilizado pelo Governo.
“Isto é para ter um sistema de imigração que funcione para o Canadá, funcione para a nossa economia, funcione para os recém-chegados e alimente o crescimento de longo prazo e a prosperidade”, disse o ministro ao fazer o anúncio do novo programa, citado também no site da CBC News.

Comentários