Bruxelas diz que vai continuar a apoiar esforços de Portugal

Reacção após Cavaco Silva anunciar que o Governo se mantém em funções.

Foto
Comissão Europeia pede rapidez ao Governo para encontrar soluções alternativas para cortar na despesa Dominique Faget/Reuters

A Comissão Europeia afirmou nesta segunda-feira que vai continuar a trabalhar com o Governo português e a apoiar os esforços do país, disse o porta-voz dos Assuntos Económicos, salientando que o executivo tem uma maioria parlamentar.

“Vamos continuar a trabalhar com o Governo, a apoiar os esforços de Portugal para criar condições para uma recuperação sustentável, para o crescimento económico e a criação de emprego”, afirmou Simon O’Connor, em resposta aos jornalistas na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

Quando questionado sobre a ausência de um consenso político em Portugal, o porta-voz disse que “há um Governo em funções, que tem uma maioria parlamentar com a qual se pode trabalhar".

Simon O’Connor afirmou que a Comissão Europeia “tomou nota da declaração de ontem [domingo] do Presidente português”, durante a qual Cavaco Silva anunciou que mantém em funções o Governo PSD-CDS.

“Saudamos a importância que o Presidente colocou na conclusão com sucesso do programa de ajustamento económico” português, acrescentou o porta-voz do executivo comunitário.

O Presidente da República fez, no domingo, uma declaração ao país para anunciar que mantém em funções o Governo PSD-CDS, após uma crise política de três semanas, sem nada dizer sobre a remodelação governamental já anunciada pelo primeiro-ministro.

Cavaco Silva avisou, no entanto, que não abdica de nenhum dos seus poderes constitucionais, numa referência indirecta ao poder de dissolução do parlamento, e apelou ao PSD e CDS para preservarem “as vias de diálogo” com a oposição e o PS, apesar das falhadas negociações com a oposição e o PS para um "compromisso de salvação nacional".

Sugerir correcção
Comentar