BPP já tem cerca de 400 milhões de euros para indemnizar os credores

O Estado teve de injectar 450 milhões de euros no banco que colapsou e assume-se como credor preferencial. Processo de liquidação da instituição financeira deverá estar concluído em 2016

Foto
Daniel Rocha

A liquidação do Banco Privado Português, que com o BPN colapsou no período agudo da crise financeira de 2008, deverá estar concluída até final de 2016. Nessa altura, e no pressuposto de que a penhora prioritária a favor do Tesouro não será declarada inválida em tribunal, a Comissão Liquidatária do BPP terá condições para devolver ao Estado o crédito de 450 milhões de euros, pois já contabiliza em disponibilidades cerca de 400 milhões de euros.

"Existe a expectativa fundada de que o Estado "fique em casa", pois tem um penhor que lhe permitirá receber a totalidade do que emprestou ao BPP, ou, pelo menos, a maior parte do crédito", confiou ao PÚBLICO uma fonte envolvida no dossier. "À medida que a massa falida recuperar, os activos serão colocados a render para serem, no final da liquidação, distribuídos pelos credores." Isto de acordo com os critérios definidos "na sentença de verificação e gradação dos créditos", que estão a ser dirimidos em tribunal.

Para já, nas "contas" da Comissão Liquidatária, liderada por Luís Máximo, o saldo de disponibilidades e aplicações monetárias depositadas em bancos ascende a quase 500 milhões de euros, quantia que cai para cerca de 400 milhões, se expurgada das imparidades (perdas potenciais associadas a créditos no BPP Cayman, em fase de extinção). A verba está depositada a prazo em bancos nacionais e aplicada em diversos activos, parte em dívida pública, e provêm da reavaliação e da venda de activos pela massa falida (créditos de clientes ou de participadas do banco, acções e outros títulos).

Ler mais na edição impressa ou na edição online exclusiva para assinantes

Sugerir correcção
Comentar