BPI já pagou 93 milhões de euros em juros pelo empréstimo estatal

Antecipação do pagamento do empréstimo público, com devolução ainda este ano dos 420 milhões do que faltam das obrigações convertíveis permitirá uma poupança de quase 200 milhões de euros.

Foto
Fernando Ulrich, presidente executivo do BPI

O BPI já pagou ao Estado cerca de 93 milhões de euros em juros pelo empréstimo de Cocos (obrigações reconvertíveis) que recebeu no contexto da sua recapitalização negociada em Julho de 2012.

Na quarta-feira, o BPI informou ter devolvido ao Tesouro mais 500 milhões de euros, de um total de 1500 milhões de euros que recebeu no âmbito do programa de assistência financeira à banca.

O banco assumiu ainda que pretende antecipar em dois anos o pagamento da totalidade do empréstimo público, devolvendo os 420 milhões de euros de CoCos remanescentes até final de 2014. Com este adiantamento, o BPI vai poupar 180 milhões de euros, os juros que teria de pagar se cumprisse o plano assinado com o Estado em Julho de 2012.

Este compromisso, bem como o facto de já ter reduzido em 75% a sua dívida ao Estado, justificou, num primeiro momento, uma evolução positiva do título, tendência que entretanto se inverteu. Na bolsa de Lisboa o BPI estava a negociar-se ao início da tarde (14h20) deste quinta-feira a 1,8190 euros, ou seja, a cair 0,76%.

Apesar de estar em linha com o resto da banca, que negoceia em terreno negativo, o BPI é o que revela a queda mais suave (o BCP está a desvalorizar 2,29%). Dos quatro maiores bancos a operar em Portugal, o BPI foi o único que apresentou lucros de 66,8 milhões de euros, embora em queda face a 2012.

 

Sugerir correcção
Comentar