Bolsa: mercados norte-americanos fecham em alta

Foto
PUBLICO.PT

Os mercados norte-americanos encerraram hoje em alta ligeira, a beneficiar da alta das empresas do sector energético e farmacêutico.

O Nasdaq Composite subiu 0,69 por cento para os 2.089,15 pontos, depois de ter fechado na ontem a valorizar 0,28 para os 2.074,92 pontos.

O Dow Jones Industrial Average ganhou 0,11 por cento para 10.578,42 pontos, após ter encerrado também a subir 0,18 por cento para 10.566,37 pontos, na sessão anterior.

O petróleo voltou hoje a bater máximos de dois meses, pelo que as empresas petrolíferas ajudaram as bolsas a ganharem terreno.

O mesmo aconteceu com o sector farmacêutico, depois de ter sido anunciado que a multinacional Pfizer comprou a empresa de biotecnologia Vicuron por 1,9 mil milhões (1,5 mil milhões de euros).

Ao nível dos indicadores macroeconómicos, os novos pedidos de subsídios de desemprego nos EUA subiram mil na última semana, com os analistas a considerarem que se encontram num nível que continua a sustentar uma melhoria no mercado de trabalho.

Soube-se ainda que a actividade industrial de Filadélfia, um bom indicador do conjunto da indústria norte-americana, se deteriorou em Junho, o que acabou por limitar os ganhos das bolsas.

Sugerir correcção
Comentar